domingo, 31 de março de 2024

Sport vence o Náutico nos Aflitos e fica muito próximo do título

O primeiro jogo das finais do Campeonato Pernambucano foi de domínio da equipe visitante, e o Sport conseguiu vencer o Náutico por 2 x 0, no Estádio dos Aflitos.

Os dois gols do time rubro negro foram marcados na etapa final, com dez minutos de diferença entre eles, aos 11 e aos 21, pelo zagueiro Rafael Thyere e pelo atacante Gustavo Coutinho.

Após os gols, o time do Náutico mostrou muita instabilidade, sem conseguir chegar ao ataque com nitidez, tentando sempre nas bolas alçadas, e dando o contra-ataque ao adversário.

Para o Sport conquistar o título no próximo sábado, basta um empate ou vitória simples, o time pode até perder por um gol de diferença.

Para ser campeão pernambucano de 2024, o Náutico precisa vencer por dois gols de diferença, e levar a decisão para os pênaltis, ou fazer aquilo que só conseguiu uma vez no ano, vencer por três gols de diferença. A única ocasião em que isso aconteceu, foi na partida contra o Porto, que acabou sendo rebaixado, na primeira fase do estadual.

Ficha do Jogo:

Náutico (4-3-3): Vágner; Arnaldo, Rafael Vaz, Guilherme Matos e Diego Matos; Marcos Junior, Marco Antônio e Patrick Allan; Luiz Paulo (Kayon), Leandro Barcia (Thalissinho) e Evandro (Kauan Maranhão). 
Técnico: Allan Aal.

Sport (4-3-3): Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere (Alisson Cassiano), Luciano Castán e Riquelme (Rosales); Felipe, Lucas Lima e Alan Ruiz; Fabrício Dominguez (Fábio Matheus), Romarinho (Chrystian Barletta) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). 
Técnico: Mariano Soso.

Gols: 
Sport: Rafael Thyere, aos 11 minutos do 2°T e Gustavo Coutinho aos 21 minutos do 2°T

Cartões amarelos: 
Náutico: Leandro Barcia, Rafael Vaz e Marcos Junior;
Sport: Riquelme, Felipe e Rafael Thyere.

Estádio Eládio de Barros Carvalho (Aflitos), no Recife
Público: 13.603
Renda: R$ 267.250,00

Arbitragem: Diego Fernando
Assistentes: Clóvis Amaral e José Romão

sábado, 30 de março de 2024

Allan Aal não resiste a derrota para o Sport no jogo de ida da final do Pernambucano e é demitido


Mesmo após confirmar antes do primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano que Allan Aal deveria permanecer para a sequência da temporada no Náutico, a derrota para o Sport por 2 x 0 foi o último jogo do técnico no time alvirrubro.

Aal, que vinha sendo contestado pelo estilo de jogo do Náutico, somado a uma série de maus resultados, como a derrota para o América-RN, pela Copa do Nordeste, competição inclusive onde o Timbu ainda não venceu sequer um jogo em casa, foi um dos fatores determinantes.

O técnico fez parte da montagem do elenco para a temporada, tendo chegado em novembro do ano passado e participado da escolha para a contratação de 20 atletas.

Allan Aal comandou o Náutico em 21 jogos, onde foram nove vitórias, seis empates e seis derrotas, inclusive em clássicos, contra Sport e Santa Cruz.

O Náutico corre contra o tempo para em menos de uma semana encontrar o novo comandante, às vésperas de uma decisão de título.

terça-feira, 26 de março de 2024

Goleadas marcam primeira noite da Copa Santa Cruz de Futsal Feminino


A noite de estreia da Copa Santa Cruz de Futsal Feminino foi marcada por vários gols, ao todo foram 14 em três partidas, com destaque para a goleada d'As Guerreiras B contra o Real Palestina pelo placar de 8 x 1. 

A competição que está acontecendo no Ginásio Municipal do bairro Cruz Alta recebeu um ótimo público na primeira noite, além das próprias equipes que fizeram questão de acompanhar aos jogos umas das outras, vários das atletas e a população do bairro se fez presente ao evento. 

O primeiro jogo da noite foi entre as atuais campeãs, PSA Santa Cruz contra o Porto da Cohab, e o PSA mostrou que mais uma vez deve brigar pelas cabeças após uma vitória incontestável pelo placar de 3 x 0. 

Na segunda partida da noite a equipe do Misboa bateu As Guerreiras pelo placar de 2 x 0. 

Os próximos jogos da competição acontecerão na próxima terça-feira, a partir das 19h15, entrada é gratuita.

domingo, 24 de março de 2024

Náutico empata com o CRB; Timbu segue no G4, mas ainda sem vencer em casa

Apesar do empate, Náutico só depende de si para conquistar a classificação para a próxima fase do Nordestão (Rafael Vieira / DP Foto)

O Náutico empatou mais uma partida pela Copa do Nordeste, desta vez diante do CRB-AL, jogando nos Aflitos. 

Por um lado, o Timbu se manteve no G4, chegou aos sete pontos e só depende de si para conseguir a classificação. Mas por outro, o time segue sem vencer em casa pela competição, e desperdiçou a chance de subir na tabela.

Para o CRB o resultado também não foi o esperado, pois o time foi ultrapassado pelo Sport, na liderança do grupo A.

Na partida deste domingo (24), o CRB abriu o placar aos 46 minutos do primeiro tempo com Gegê, o Náutico empatou com Paulo Sérgio, aos 11 do segundo tempo, dando números finais, 1 x 1.

Na última rodada da frase de grupos, na quarta (21), o Náutico vai até Natal (RN), onde enfrenta o América, na Arena das Dunas.

No mesmo dia e horário, em Maceió (AL), o CRB recebe o Altos-PI.

Ficha do Jogo:

Náutico (4-3-3): Vagner; Arnaldo, Guilherme Matos, Rafael Vaz e Diego Matos (Ray Vanegas) (Thalissinho); Souza, Marco Antônio (Wendel Lessa) e Patrick Allan (Marcos Júnior); Cléo Silva(Kauan Maranhão), Luiz Paulo e Paulo Sérgio.
Técnico: Allan Aal.

CRB (4-3-3): Matheus Albino; Hereda, Fábio Alemão, Saimon e William Formiga (Matheus Ribeiro); Falcão (João Pedro), Rômulo (Caio Cesar) e Gegê; Léo Pereira (Welder), Mike (Labandeira) e Anselmo Ramon. 
Técnico: Daniel Paulista.

Gols: 
CRB: Gegê, aos 46 minutos do 1ºT ; 
Náutico: Paulo Sérgio, aos 11 minutos do 2°T

Cartões amarelos: 
Náutico: Paulo Sérgio e Marco Antônio;
CRB: Hereda (2x)

Cartão Vermelho: 
CRB: Hereda

Estádio Eládio de Barros Carvalho (Aflitos), no Recife
Público: 5.785 torcedores
Renda: R$ 94.047,00

Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Alisson Lima Damasceno e Andre da Silva Andrade (Ambos do PI)

Sport vence o ABC fora de casa e retoma a ponta do Grupo A


Em uma partida muito disputada, e contra um adversário perigoso, que queria chegar na zona de classificação do seu grupo, o Sport retomou a liderança do Grupo A da Copa do Nordeste, diante do ABC, em Natal (RN).

Jogando fora de casa, no Estádio Frasqueirão, o Sport sofreu diante de um ABC que buscou os ataques desde o início da partida, levando muito perigo ao goleiro Caíque França.

O Leão só conseguiu balançar as redes na etapa final, e conseguiu a vitória através de Romarinho, aos 27 minutos, e de Zé Roberto, já nos acréscimos, aos 54 minutos.

Com o resultado, o Sport vai a 14 pontos. O ABC, no grupo B, se mantém na sexta posição, com 4 pontos.

Na próxima quarta-feira (27), o Sport recebe a Juazeirense-BA, na Arena de Pernambuco, com a possibilidade de presença da sua torcida, exceto as torcidas organizadas, às 21h30.

No mesmo dia e horário, o ABC visita o River-PI.

Ficha do jogo:
ABC (4-3-3): Carlos Eduardo; Yuri Ferraz (Vitor Marinho), Augusto, Wesley e Romário; Daniel, Erick Varão e Sammuel (Búfalo); Douglas Skilo (Lucas Oliveira), Daniel Cruz e Diego Jardel (Ruan).
Técnico: Marcelo Cabo.

Sport (4-3-3): Caíque França; Pedro Lima, Alisson Cassiano, Luciano Castán e Felipinho; Pedro Martins (Fábio Matheus), Alan Ruiz (Titi Ortiz) e Lucas Lima; Barletta, Romarinho (Rosales) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). 
Técnico: Mariano Soso. 

Gols: 
Sport: Romarinho, aos 27 minutos do 2°T e Zé Roberto, aos 54 minutos do 2°T.

Cartões amarelos: 
ABC: Erick Varão e Yuri Ferraz; 
Sport: Alisson Cassiano, Alan Ruiz, Felipinho, Mariano Soso, Caíque França, Lucas Lima e Zé Roberto

Cartão vermelho: 
Sport: Alisson Cassiano

Árbitro: Paulo José Souza Mourão (MA) 
Assistentes: Antônio Adriano de Moreira e Elson Araújo da Silva (MA)

Estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão), em Natal (RN)

sábado, 23 de março de 2024

Independente e Deportivo Magana estão classificados para as oitavas de final do Campeonato Regional da Moda


Mais dois times conquistaram vagas nas oitavas de final do Campeonato Regional da Moda, após os jogos de ontem (23).

O Independente, de Barra de Santana (PB), estreante na competição, conseguiu avançar com 100% de aproveitamento, tendo três vitórias até aqui, com sete gols marcados e apenas dois sofridos.

Outro time classificado é o Deportivo Magana, que mesmo com a derrota de ontem, justamente para o Independente, por 2 x 1, avançou com seis pontos.

No outro jogo da noite, o Só Fera venceu o Tottenham por 2 x 0.

E já está definido o primeiro confronto das oitavas, o Grêmio de São Domingos, 2° colocado do grupo A enfrentará o Deportivo Magana, 2° colocado do grupo B.

O Bangu espera o segundo colocado do grupo C, e o Independente espera o melhor terceiro colocado.

Os jogos da categoria Aberto voltam na próxima quarta-feira (27), com a definição do grupo C.

sexta-feira, 22 de março de 2024

Bangu e Grêmio SD são os primeiros classificados para as oitavas de final do Campeonato Regional da Moda


Bangu da Barra de São Miguel e Grêmio de São Domingos são os primeiros classificados para as oitavas de final do Campeonato Regional da Moda.

Os times, que jogaram a primeira fase pelo grupo A, conquistaram cinco pontos, tendo cada um deles uma vitória e dois empates. 

Nesta quinta-feira (21), eles empataram em 0 x 0 e avançaram respectivamente como líder e segundo colocado.

E o grupo A pode ter mais um classificado, trata-se do América, que também na noite de ontem goleou o Polis Pacas por 3 x 0, chegando aos 4 pontos e ficando na terceira colocação. O time pode avançar, como um dos melhores terceiros colocados.

Na noite de hoje serão definidos os classificados do Grupo B, que inclusive devem se encontrar com os dois times já classificados na próxima fase.

Às 19h, se enfrentam Só Fera x Tottenham, o jogo seguinte, às 20h45, será entre Independente x Deportivo Magana. Os jogos acontecem no Estádio Municipal Ary Barbosa, com entrada gratuita.

quarta-feira, 20 de março de 2024

Copa Santa Cruz de Futsal Feminino começa na próxima segunda-feira (25)

Começa a partir da próxima segunda-feira (25), mais uma edição da Copa Santa Cruz de Futsal Feminino, um evento que estimula e valoriza a prática esportiva entre as mulheres do município.

Neste ano, sete equipes devem participar do torneio, são elas: PSA (atuais campeãs), As Guerreiras, As Guerreiras B, Porto da Cohab, Real Palestina, Villa Real e Misboa.

Os jogos acontecerão no Ginásio Municipal, na rua Rio de Janeiro, bairro Cruz Alta, com entrada franca.

Ao todo, serão realizados 21 jogos para decidir a Copa.

"É um compromisso da Secretaria Executiva de Esportes, promover a prática do máximo de modalidades possíveis, os times femininos da nossa cidade têm seu espaço garantido e podem contar com nosso apoio para a realização de torneios, e por isso fazemos questão de promover a Copa Santa Cruz, que certamente será um sucesso novamente", pontuou o secretário executivo, Gabriel Pontes.

Itamar Schülle encaminha acerto por empréstimo com o Retrô

Boa relação entre as diretorias facilitou o acordo e Itamar deve ser apresentado nos próximos dias (Reprodução / Instagram)

Deve ser apresentado até o final da semana o técnico que irá comandar o Retrô no Campeonato Brasileiro da Série D.

E o nome é bastante conhecido do futebol pernambucano, trata-se de Itamar Schülle, que no campeonato estadual, comandou o Santa Cruz.

Pelo Tricolor, Schülle chegou às semifinais do Pernambucano, caindo para o Sport, e classificou o time para a Série D do ano que vem.

Outro que deve trocar o Santinha pela Fênix é o gerente de futebol Francisco Sales.

O acerto entre Itamar e o Retrô é válido até o final da Série D, pois ele tem um pré-contrato com o próprio Santa, para retornar em 2025.

Na competição nacional, o time terá pela frente o ASA-AL, CSA-AL, Jacuipense-BA, Juazeirense-BA, Petrolina, Itabaiana-SE e Sergipe.

terça-feira, 19 de março de 2024

Zagueiro Acerbi, da Internazionale, é cortado da Itália, após insulto racista, contra o zagueiro brasileiro Juan Jesus, do Napoli

Acerbi chegou a pedir desculpas a Juan Jesus ainda em campo, mas distorceu o que disse ao zagueiro brasileiro do Napoli, que acabou marcando um gol na partida (Reprodução / SPORTMediaset)

Lamentavelmente, mais um atleta brasileiro foi vítima de racismo na Europa. Felizmente, dessa vez o agressor foi prontamente punido em alguma escala.

O episódio aconteceu no jogo entre Internazionale x Napoli, no último domingo (17), pelo Campeonato Italiano.

Por volta dos 15 minutos do segundo tempo, o zagueiro brasileiro Juan Jesus, do Napoli, acionou o árbitro Federico La Penna para avisar da ofensa proferida por Acerbi. Juan Jesus informou que Acerbi, zagueiro da Internazionale, teria o chamado de negro.

Juan Jesus chegou a mostrar uma estampa presente na camisa de todos os times da primeira divisão italiana, defendendo o combate ao racismo, para cobrar atitude do árbitro.

Após uma conversa do brasileiro com outros jogadores em campo, ele conversou com Acerbi e o jogo seguiu.

Ainda na partida, Juan Jesus foi protagonista e marcou o gol do Napoli, que perdia por 1 x 0, aos 40 minutos do segundo, em cobrança de escanteio, o brasileiro marcou um gol, e quem devia marcá-lo, mas fechou os olhos e não cumpriu com sua função? Sim. Acerbi.

Juan aparentemente aceitou o pedido de desculpas do italiano, porém, demonstrou indignação no dia seguinte, ao perceber que ele distorceu a versão do que disse em campo, mesmo com imagens que comprovam a frase.

Acerbi fez isso na apresentação à seleção italiana, que fará amistosos esse mês, na tentativa de evitar um corte, que acabou acontecendo.

segunda-feira, 18 de março de 2024

Atleta de futsal do Sport, é morto em ação da PM após ser atingido por bala perdida

Darik jogava no Sport desde os sete anos, atualmente ele integrava a equipe sub-14 (Reprodução / WhatsApp)

Uma tragédia interrompeu a vida de um adolescente de 13 anos, que jogava na equipe sub-14 de futsal do Sport, no último sábado (16), no bairro do Jordão, no Recife.

Darik Sampaio havia jogado futebol com amigos e estava conversando na calçada de uma casa, quando foi atingido por disparos, que de acordo com testemunhas, teriam sido efetuados por policiais militares, durante perseguição a um veículo.

Os tiros ainda acertaram veículos e muros de casas.

Darik foi atingido no quadril e em uma das pernas, ele chegou a ser socorrido a uma policlínica, mas não resistiu.

Revoltados, os parentes fizeram a liberação do corpo ontem (17) e o sepultamento aconteceu hoje (18), no Cemitério do bairro de Santo Amaro.

Em nota, a Polícia Militar informou que efetuou os disparos em reação a tiros que teriam sido feitos em direção a viaturas, alegou ainda ter capturado dois suspeitos, e informou que ajudou a socorrer Darik, mas não admitiu ter feito os disparos que mataram o adolescente.

O caso será investigado pela 3ª Delegacia de Polícia Homicídios.

Em nota, o Sport lamentou o acontecimento e se solidarizou com os amigos e familiares de Darik Sampaio.

Após acordo, Roberto Fernandes deixa o Retrô


Um dia após a eliminação para o Náutico, na semifinal do Campeonato Pernambucano, o Retrô anunciou a saída do técnico Roberto Fernandes, após um acordo com o profissional.

Roberto chegou à Fênix, após a saída de Vinícius Bergantin, que deixou o clube para atuar no futebol paulista.

Comandando o Retrô, Roberto Fernandes acumulou em 10 partidas, 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota, incluindo a campanha na Copa do Brasil, onde venceu o Manauara-AM e caiu diante do Fortaleza, após empate no tempo normal.

Na Série D, próxima competição que o Retrô tem pela frente, o time está no grupo A4, e terá como adversários o ASA-AL, CSE-AL, Jacuipense-BA, Juazeirense-BA, Petrolina, Itabaiana-SE e Sergipe.

A competição começa no dia 28 de abril.

Morre aos 63 anos, o ex-jogador e técnico Dimas Dantas

Dimas foi um dos principais jogadores do Náutico na década de 1980 (Reprodução / Acervo Pessoal)

Neste domingo (18), Santa Cruz do Capibaribe perdeu um dos personagens que desde que chegou ao município, teve lugar de protagonismo, Dimas Dantas (63), que estava internado em um hospital no Recife, acabou falecendo em virtude de problemas de saúde.

Natural de Batalha (AL), o ex-jogador de futebol, que defendeu as camisas do ASA-AL Náutico, Santos e XV de Jaú-SP, foi técnico do Ypiranga, de Santa Cruz do Capibaribe, no primeiro título profissional da equipe, na década de 1990, quando já estava radicado na cidade.

Na política, Dimas foi vereador, presidente da Câmara de Vereadores, secretário de Educação e vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe.

O corpo de Dimas será cremado, atendendo a um pedido do mesmo.

domingo, 17 de março de 2024

"Não entorta, não ressurge, só pipoca", Náutico provoca Retrô após eliminação na semifinal do Pernambucano

Postagem provocando o Retrô foi publicada logo após o duelo da tarde de ontem (Reprodução / Instagram)

Uma jovem equipe de futebol vem ocupando há alguns anos espaço em Pernambuco, apesar de não ter uma expressiva torcida, trata-se do Retrô, que com apenas oito anos de fundação, já acumula dois vice-campeonatos estaduais, participações na Copa do Brasil (em 2024, por exemplo, caiu nos pênaltis para o Fortaleza), e no Campeonato Brasileiro da Série D.

Outro feito da Fênix de Camaragibe, é o da sua diretoria, de acumular declarações polêmicas, que acabam tirando seus adversários do sério, seja quando o presidente Laércio Guerra provocou o Corinthians, na Copa do Brasil de 2016, ou nas incontáveis vezes que os alvos das provocações foram os times do próprio estado.

Em 2024, o alvo preferencial do Retrô foi o Náutico, desde que a diretoria alvirrubra ingressou com um pedido de punição por suposta escalação irregular de atletas, onde o time auriceleste acabou sendo absolvido.

Retrô e Náutico, inclusive, já decidiram um campeonato estadual, em 2022, quando o Timbu levou a melhor.

Este ano foram três jogos, na primeira fase, 1 x 0 para o Retrô, nas semifinais, cada um dos times venceu por 1 x 0 o duelo que foi mandante, no entanto, o Náutico acabou conseguindo a classificação para a final, em uma decisão por pênaltis.

E se em outras ocasiões o Retrô provoca, hoje ele foi o alvo da chacota adversária, pois, após o jogo, nas redes sociais do Náutico, foi postada uma ilustração peculiar: uma camisa nas cores de um dos uniformes da Fênix, amarelo, ao fundo, um passarinho comendo pipocas, e a frase "não entorta, não ressurge, só pipoca". 

No futebol, quando um time se impõe sobre seus adversários, se diz que a sua camisa "entorta o varal", quando estendida.

Sendo assim, de uma vez, o Náutico desdenhou da pouca tradição do time adversário, do seu mascote, e ainda o chamou diretamente de pipoqueiro.

Sem a previsão de jogos oficiais até o ano que vem entre si, já que o Retrô não disputa a Copa do Nordeste e está na Série D, enquanto o Náutico está na Série C, os próximos capítulos dessa rivalidade recente, terão que esperar até o ano que vem.

Retrô vence no tempo normal, mas vai nos pênaltis e final será Sport x Náutico

Retrô incomodou mais a defesa do Náutico, mas pecou na decisão por pênaltis (Divulgação / Retrô) 

A final do Campeonato Pernambucano será um clássico, ou melhor, o Clássico dos Clássicos, entre Sport e Náutico. 

O Timbu conquistou a classificação na tarde deste domingo diante do Retrô após perder no tempo normal por 1 x 0, mas se classificando através da decisão por pênaltis. 

O jogo aconteceu na Arena de Pernambuco que ainda não estava totalmente apta a receber uma partida após o jogo de ontem entre Sport x Santa Cruz, nas redes sociais, foram vários os relatos de lixo no estádio, deixado pela torcida presente há menos de 24 horas antes e a falta de reposição até mesmo de produtos básicos, como papel higiênico nos banheiros.

Voltando ao jogo, no primeiro tempo o Retrô teve maior volume ofensivo e posse de bola, tanto que criou as melhores oportunidades com o atacante Luizinho. O Náutico deu indícios desde o início da partida que iria se valer do regulamento para tentar chegar à final, uma vez que podia empatar o ainda assim avançar de fase. 

No segundo tempo, o Retrô chegou a abrir o placar com o Luizinho, mas o gol foi anulado por impedimento, porém, assim como ontem, a decisão para anulação do gol veio após a checagem do árbitro de vídeo, que novamente demorou para tomar a decisão. 

É bem verdade que menos que os 14 minutos que ontem, mas ainda assim foram 5 minutos de revisão no VAR para confirmar a irregularidade. 

O Retrô abriu o placar aos 30 minutos do segundo tempo com gol de Mascote. O Náutico ainda esboçou algumas chances, mas esbarrou na defesa auriceleste, e o jogo foi para a decisão por pênaltis.

Nos pênaltis, o Timbu levou a melhor, 4 x 3. Paulo Sérgio, Patrick Allan, Rafael Vaz e Robson Reis marcaram para o Náutico. Pelo Retrô, Jean Alencar e Fernandinho marcaram gols. 

Pelo lado do Timbu, Marcos Júnior e Fernandinho desperdiçaram suas chances, enquanto Edson Lucas, Mascote e Israel perderam para o Retrô.

Ficha do jogo:

Retrô (4-3-3): Paulo Ricardo; Jean, Dankler, Guilherme Paraíba e Leonan; Alencar (Édson Lucas), Radsley (Rômulo) e Renato Henrique (Gustavinho); Luisinho (Israel), Fernandinho e Giva (Mascote). 
Técnico: Roberto Fernandes.

Náutico (4-3-3): Vágner; Arnaldo, Guilherme Matos (Robson Reis), Rafael Vaz e Diego Matos; Lorran (Marcos Júnior), Marco Antônio e Patrick Allan; Ray Vanegas (Fernandinho), Thalissinho (Luiz Paulo) e Paulo Sérgio. 
Técnico: Allan Aal.

Gol: 
Retrô: Mascote, aos 30 do 2°T

Cartões amarelos:
Retrô: Gustavinho e Rômulo;
Náutico: Diego Matos, Paulo Sérgio, Vágner e Arnaldo.

Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)

Público: 5.003
Renda: R$ 315.930,00

Árbitro: Rodrigo Pereira (Fifa)
Assistentes: Ricardo Chianca e Karla Santana
VAR: Gilberto Castro Júnior

sábado, 16 de março de 2024

Sport supera o Santa Cruz nos pênaltis, e espera Retrô ou Náutico na final do Pernambucano

Caíque França defendeu cobrança de Toty na decisão por pênaltis (Paulo Paiva / SCR)

O Sport é o primeiro finalista do Campeonato Pernambucano 2024, e vaga foi conquistada após um Clássico das Multidões com torcida única, mas onde os rubro-negros ainda assim garantiram o maior público da história da Arena de Pernambuco, 45.492 torcedores.

Mas o jogo não foi marcado apenas por pontos positivos, tendo sido inclusive afetado diretamente pela arbitragem, que interrompeu a partida por 14 minutos, no segundo tempo, para checagem de um lance através do árbitro de vídeo (VAR), após um gol do Sport, que acabaria sendo anulado corretamente.

Os ataques do Leão e do Santa Cruz insistiram bastante, mas não conseguiram tirar o zero do placar, contando com grandes atuações dos goleiros Caíque França e William.

Com um novo empate (o jogo de ida havia sido 1 x 1), a decisão foi para os pênaltis, e lá, o Sport levou a melhor, convertendo suas cinco cobranças.

O melhor jogador do Santa Cruz no jogo, Toty, acabou desperdiçando sua cobrança, e nos pênaltis, o placar foi de 5 x 3, sendo a última cobrança de Barletta, que aos poucos cai nas graças da torcida.

Ficha do Jogo:

Sport (4-3-3): Caíque França; Fabrício Domínguez (Roberto Rosales), Alisson Cassiano, Luciano Castán e Felipinho (Lucas Ramon); Felipe, Alan Ruiz (Tití Ortíz) e Lucas Lima (Zé Roberto); Chrystian Barletta, Romarinho (Pablo Dyego) e Gustavo Coutinho.
Técnico: Mariano Soso.

Santa Cruz (4-3-3): William; Toty, Italo Melo, Rafael Pereira (Ruan Robert) e João Victor; Caio Melo (Henrique Lordelo), Lucas Siqueira e Matheus Melo (Gabriel Cardoso); Thiaguinho (João Pedro), João Diogo e Pedro Bortolluzo (Gilvan). 
Técnico: Itamar Schülle.

Cartões Amarelos: 
Sport: Alan Ruiz e Fabrício Domínguez; 
Santa Cruz: Lucas Siqueira e Gilvan.

Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE
Público: 45.492
Renda: R$ 1.320.130,00

Árbitra: Deborah Cecília
Assistentes: Francisco Chaves e José Romão 
VAR: José Woshington

sexta-feira, 15 de março de 2024

Blog do Walter Miro Indica


Nesta edição, as indicações do Blog são séries disponíveis na Netflix e Star+, de histórias recentes, de conteúdo de fácil assimilação.

Duas delas não estão disponíveis em português, e parte dos episódios da primeira indicação, mas em todos os casos, é possível assistir o conteúdo no modo legendado.

Do País de Gales para o mundo

BEM-VINDOS AO WREXHAM está disponível no Brasil na plataforma Star+, conta com três temporadas, e mostra os bastidores do gerenciamento de um time à beira da falência adquirido pelos atores Rob McElhenney e Ryan Reynolds.

O Wrexham é o terceiro time de futebol profissional mais antigo do mundo, fundado em 1864, e o documentário mostra toda a relação do time com a comunidade.

Para evitar spoilers, só me resta dizer que se você hoje se surpreende ao ver os jogos deste time no catálogo de partidas disponíveis aí público brasileiro, a culpa é dessa série maravilhosa.

A passagem do mais humano dos deuses por Culiacán

A passagem de Diego Armando Maradona por uma das divisões de acesso do México, como técnico do Dorados, causou uma revolução na autoestima do time, da região de Sinaloa, uma das mais perigosas do país da América Central.

MARADONA NO MÉXICO mostra como a passagem do maior jogador da história da Argentina (e do Napoli) transformou um time e fez sucesso tanto no desempenho esportivo, como de marketing.

Disponível na Netflix, a série tem apenas uma temporada e explora também, de forma muito sóbria, temas como a dependência química de Diego, seu temperamento, por vezes explosivo, mas acima de tudo, como, no futebol, ele foi gigante.

A temporada histórica da Flecha de Prata

Disponível no Star+, com uma temporada em quatro episódios, BRAWN, UMA HISTÓRIA IMPOSSÍVEL DA FÓRMULA 1, conta a história meteórica, turbulenta e vencedora da Brawn GP, equipe que substituiu a Honda no campeonato de 2009 da principal categoria do automobilismo.

Apresentada pelo ator Keanu Reeves, que entrevista personagens que foram protagonistas naquele campeonato, entre eles o piloto brasileiro Rubens Barrichello, que dirigiu um dos carros da Brawn naquele ano.

A série também apresenta fatos até então inéditos (então nem espere spoilers), e reforça outros conhecidos, como a compra do espólio da Honda por uma Libra.

quinta-feira, 14 de março de 2024

Seleção Brasileira deve estrear novo uniforme em amistosos contra Inglaterra e Espanha

Modelo foi vazado no início do ano (Reprodução / Internet)

A Seleção Brasileira deve entrar em campo de roupa nova, nos amistosos deste mês contra Inglaterra (23) e Espanha (26).

O novo padrão devia ser usado apenas na Copa América, contudo, após ter sido vazado no início do ano por sites especializados em divulgação de materiais esportivos, a CBF já sinaliza a possibilidade de usar os novos uniformes.

A camisa principal, amarela, tem tons claros e desenhos que remetem à natureza, a gola é em formato V e colarinho, na cor verde. 

O escudo, após 20 anos, volta para o centro da camisa.

O uniforme secundário é azul, com linhas que remetem a ondas, a gola é idêntica ao uniforme principal.

O valor ainda não foi divulgado.

quarta-feira, 13 de março de 2024

Sport sofre gol no final, mas consegue classificação nos pênaltis contra o Murici-AL

Na primeira partida, cumprindo a punição imposta pelo STJD, após atos violentos de torcedores organizados, o Sport sentiu falta da sua torcida e tornou-se dramática, uma classificação que parecia fácil para a terceira fase da Copa do Brasil, contra o Murici-AL.

No início do jogo, o Murici chegou a ameaçar o Sport e pressionar o time pernambucano, sempre roubando a bola ainda no campo de ataque e propondo o jogo, explorando principalmente o lado direito, com o lateral Lima.

O Sport passou a explorar o campo de ataque a partir dos 15 minutos, e já aos 18, em cobrança de escanteio de Alan Ruiz, Leandro Castan subiu sozinho e cabeceou para o gol, marcando 1 x 0.

A partir daí, o Sport passou a comandar o jogo, girando a bola e chegando ao ataque com facilidade.

Na volta do intervalo, os dois técnicos fizeram muitas mudanças, e a qualidade do elenco leonino fez com que o Sport aumentasse o ritmo, deixando o Murici acoado e praticamente todo atrás da linha da bola.

Lucas Lima entrou muito bem, encontrando passes com frequência, que acabaram desperdiçados por Gustavo Coutinho e Chrystian Barletta.

O Murici promoveu a entrada do meia Moraes, ex-Corinthians e Vasco, que tentou como pôde dar alguma qualidade na transição de jogadas, por mais que parecesse que a defesa do time mandante não fosse possível de ser vazada.

E a insistência do time alagoano em buscar algum lampejo de criatividade, foi premiada no apagar das luzes, aos 48 do segundo tempo, Moraes achou Alex dentro da área, sem marcação, o zagueiro estufou as redes de Caíque França e levou o jogo para a decisão por pênaltis.

Já na primeira série, nove cobranças perfeitas, sendo cinco para o Sport e quatro para o Murici, no entanto, na última batida, o atacante Palacios, cobrou com força demais, a bola subiu e foi para fora, classificando o Leão.

Ficha do Jogo

Sport (4-3-3): Caíque França; Pedro Lima, Alisson Cassiano, Luciano Castán e Felipinho; Felipe (Fábio Matheus), Pedro Vilhena (Tití Ortiz) e Alan Ruiz (Lucas Lima); Chrystian Barletta, Romarinho (Fabricio Domínguez) e Zé Roberto (Gustavo Coutinho). 
Técnico: Mariano Soso.

Murici-AL (4-4-2): Alexandre; Lima, Marabá, Alex e Erick; Dinda (Ramon), Mazinho, Mucuri e Felipe (Sabiá); Ciel (Morais) e Alfredo Palacios). 
Técnico: Alyson Dantas.

Gols:
Sport: Luciano Castán, aos 18 minutos do 1°T;
Murici: Alex, aos 48 minutos do 2°T.

Cartões amarelos:
Sport: Fabricio Domínguez; 
Murici: Alex, Felipe e Tarcísio 

Público e renda: Sem público, por punição do STJD.

Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)

Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor e André da Silva Bitencourt (ambos do RS)

terça-feira, 12 de março de 2024

Federação Cearense de Futebol afirma que pedirá agravamento de pena ao Sport

FCF se manifestou através de nota, informando que pedirá agravamento de pena ao Sport (Reprodução / Instagram)

A Federação Cearense de Futebol (FCF) ficou insatisfeita com a punição imposta ao Sport, pelos atentados de torcedores organizados contra o Fortaleza, no dia 22 de fevereiro.

O Sport foi punido a jogar oito partidas de competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sem a presença de sua torcida, seja como mandante ou visitante.

A punição já passa a valer na partida de amanhã (13), pela Copa do Brasil, contra o Murici-AL.

Porém, a FCF achou a pena branda, e informou que pedirá um agravamento da punição, exigindo a proibição de partidas do Sport em Pernambuco, por entender que o estado não tem condições de sediar eventos, além da exclusão do Leão, da Copa do Nordeste.

Na noite de hoje, o presidente do Sport, Yuri Romão, fez um pronunciamento afirmando que não aceita a punição imposta, e ainda cobrando que os envolvidos no ataque sejam responsabilizados, e não o Sport Club do Recife.

Sport é condenado a 8 jogos sem a presença de público e pagamento de multa, por atentado de torcida organizada contra o Fortaleza

Atentado na madrugada de 22 de fevereiro deixou seis jogadores feridos (Reprodução / Instagram)

A Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) condenou o Sport nesta terça (12) a oito jogos de competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de portões fechados pelo atentado ao ônibus do Fortaleza, seja como mandante ou como visitante. 

O Sport ainda deverá pagar uma multa de R$ 80 mil.

O caso aconteceu na madrugada do dia 22 de fevereiro no Recife.

A punição já passa a valer a partir do jogo de amanhã (13) pela Copa do Brasil, diante do Murici-AL, na Arena de Pernambuco.

O Sport ainda pode recorrer ao Pleno do STJD, ou apelar para um efeito suspensivo.

A condenação foi por 5 votos a 0.  Os auditores disseram que a torcida organizada do Sport envolvida no atentado é reincidente em atos violentos.

Até o momento, nenhum dos envolvidos no ataque foi punido.

A defesa do Sport disse que cabe ao Estado promover a segurança das ruas fora do raio de cinco quilômetros do estádio e frisou a distância da Arena de Pernambuco para o local do atentado.

Os jogos que o Sport deve pagar a punição inicialmente, caso não avance na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste são os seguintes:

Sport x Murici (Copa do Brasil)
Sport x Náutico (Copa do Nordeste)
ABC x Sport (Copa do Nordeste)
Sport x Juazeirense (Copa do Nordeste)
Amazonas x Sport (Série B)
Sport x Vila Nova (Série B)
Coritiba x Sport (Série B)
Sport x Brusque (Série B)

segunda-feira, 11 de março de 2024

"1,5 centímetro": Fortaleza realiza novo protesto antes de partida do Campeonato Cearense com camisas manchadas

Desde o atentado, na madrugada de 22 de fevereiro, o Fortaleza
cobra punição aos envolvidos (Matheus Lotif / Fortaleza EC)

Neste domingo (10), antes da partida diante do Maracanã, pela semifinal do Campeonato Cearense, o Fortaleza realizou um novo protesto, lembrando o atentado sofrido pela delegação do Tricolor, após o jogo contra o Sport pela Copa do Nordeste, no dia 21 do mês passado.

Os jogadores e a comissão usaram camisas com manchas que remetiam a sangue, para cobrar punição aos envolvidos no ataque, praticado por torcedores organizados do Sport.

Nas costas, no lugar dos números dos jogadores, estava escrito "1,5 centímetro", medida que remete ao ataque sofrido por Gonzalo Escobar, que de acordo com os médicos, se tivesse sido 1,5 centímetro distante do ponto onde foi, poderia ter sido fatal.

O julgamento sobre o atentado deve acontecer amanhã (12) no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Até lá, o Sport está jogando sem torcida nas partidas de competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

domingo, 10 de março de 2024

Náutico vence o Retrô e se aproxima de final do Pernambucano

Jogadores do Náutico comemoram diante da sua torcida a importante vitória deste domingo (Gabriel França / CNC)

O Náutico ficou muito próximo de mais uma decisão de Campeonato Pernambucano, após vencer o Retrô por 1 x 0 na tarde deste domingo.

No primeiro tempo o Náutico sofreu na falta de criatividade até os 30 minutos, quando Patrick Allan começou a propor melhores chances pelo lado alvirrubro, enquanto Fernandinho chegou a chutar uma bola a gol pelo Retrô.

O gol do Timbu, no melhor público do ano nos Aflitos, foi marcado por Patrick Allan, no primeiro minuto da etapa final, após um vacilo da defesa do Retrô.

A Fênix de Camaragibe ainda chegou a marcar aos 12 minutos com Alencar, mas a arbitragem anotou impedimento na origem da jogada.

No próximo domingo, o Náutico joga por um empate para chegar à final. A Fênix de Camaragibe precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou por dois ou mais gols para avançar direto.

Ficha do Jogo: 

Náutico (4-3-3): Vagner; Arnaldo (Danilo Belão), Guilherme Matos, Rafael Vaz e Diego Matos; Lorran (Marcos Júnior), Marco Antônio e Patrick Allan; Thalissinho (Luiz Paulo), Ray Vanegas (Fernandinho) e Evandro (Kauan Maranhão). 
Técnico: Allan Aal.

Retrô (4-3-3): Paulo Ricardo; Jean Raphael, Dankler, Guilherme Paraíba e Edson Lucas; Alencar (Richard Franco), Moisés Ribeiro e Radsley; Luisinho (Tailson), Giva (Mascote) e Fernandinho.
Técnico: Roberto Fernandes.

Gol:
Náutico: Patrick Allan, aos 50 segundos do 2ºT

Cartões amarelos: 
Náutico: Lorran, Marco Antônio e Ray Vanegas; 
Retrô: Jean Raphael, Alencar e Edson Lucas.

Estádio Eládio de Barros Carvalho (Aflitos), no Recife 

Público: 14.166
Renda: R$ 289.020,00

Árbitro: Paulo Belence.
Assistentes: José Romão e Francisco Chaves.

Alan Ruiz provoca Santa Cruz por apagão e promete "festa" no jogo da volta

Meia argentino publicou provocação nas
suas redes sociais após o empate em 1 x 1
(Reprodução / Instagram)

No primeiro jogo da semifinal do Campeonato Pernambucano, entre Santa Cruz e Sport, a energia foi interrompida no segundo tempo por cerca de meia hora, motivo para o Santa Cruz citar nas suas redes sociais a festa da torcida, acionando lanternas nas arquibancadas.

Mas após o jogo, o meia Alan Ruiz, do Sport, usou o episódio para provocar o rival, citando o jogo da volta, que será na Arena de Pernambuco, e deve contar apenas com torcida do Sport.

"Cortem a luz que em casa vão ver o que é uma festa!!!", disse Ruiz, em tradução literal.

Durante a queda de energia, chegou a acontecer um princípio de confusão entre os times, no gramado do Arruda, mas o problema foi rapidamente resolvido.

Santa Cruz sai na frente, mas cede empate ao Sport e vaga na final está em aberto

O Santa Cruz foi melhor em boa parte do primeiro jogo das semifinais (Rafael Melo / SCFC)

Dois times com realidades atuais distintas, de um lado, um que poderia estar fazendo seu último jogo no ano diante da sua torcida, o penúltimo do ano. Do outro, um time que dali a três dias teria um confronto de Copa do Brasil, ainda presente em três competições no ano, independente de resultados. 

Além disso, investimento, divisão nacional, volume de contratações... Mas nada disso entrou em campo, e o Santa Cruz teve um domínio maior das ações contra o Sport, e por pouco não venceu o jogo de ida da semifinal do Campeonato Pernambucano.

Diante de mais de 35 mil torcedores, o Santa Cruz suportou a pressão inicial e passou a mandar no jogo, mais atento e demonstrando estar ciente da necessidade de conseguir um bom resultado no jogo.

Lucas Siqueira abriu o placar para o Santa Cruz aos 44 minutos do primeiro tempo, premiando a insistência do time Tricolor, que ocupou o campo de ataque, esbarrando mais na própria qualidade, do que na eficácia da defesa do Sport.

Na volta do intervalo, Mariano Soso mexeu no Sport e o Rubro Negro cresceu, principalmente explorando as jogadas de Chrystian Barletta.

A energia elétrica no estádio foi interrompida, parando o jogo durante cerca de meia hora, esfriando literalmente o jogo.

Com a volta da energia, o Santa Cruz ainda teve duas boas chances, mas não decidiu o jogo, e o Sport cresceu no final, marcando com Felipinho, em cobrança de falta aos 45 minutos, definindo o placar final em 1 x 1.

Ficha do Jogo:

Santa Cruz (4-3-3): William; Toty (Wellisson), Paulo César, Ítalo Melo e João Victor (Juan Tavares); Lucas Siqueira, Caio Mello e João Pedro (Matheus Melo); João Diogo (Henrique Lordelo), Thiaguinho e Pedro Bortoluzo (Gilvan). 
Técnico: Itamar Schülle.

Sport (4-4-2): Caíque França; Pedro Lima, Alisson Cassiano (Tití Ortiz), Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Fabrício Domínguez (Chrystian Barletta), Alan Ruiz e Lucas Lima (Fábio Matheus); Romarinho (Rosales) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). 
Técnico: Mariano Soso.

Gols: 
Santa Cruz: Lucas Siqueira aos 44 minutos do 1ºT; 
Sport: Felipinho aos 45 minutos do 2ºT.

Cartões amarelos: 
Santa Cruz: João Diogo, Caio Mello, Matheus Melo; 
Sport: Pedro Lima, Mariano Soso, Romarinho e Lucas Lima.

Cartão vermelho: 
Sport: Pedro Lima

Estádio José do Rego Maciel (Arruda), no Recife.

Público: 35.601 torcedores
Renda: R$ 862.675,00

Árbitro: Diego Fernando Silva de Lima
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva e Fernando Antônio da Silva Júnior
VAR: José Woshington

sábado, 9 de março de 2024

Náutico deve firmar contrato de fornecimento de materialcom a Diadora até 2025

O Náutico deve vestir novos uniformes na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, assinados pela empresa italiana Diadora.

O anúncio da parceria entre a marca e o time deve acontecer ainda este mês, já com o anúncio da nova camisa, e com a apresentação de mais detalhes sobre o vínculo firmado até o final de 2025.

Enquanto acertava as bases do contrato, o Náutico chegou a receber propostas de outros fornecedores, porém, a Diadora acabou se sobressaindo, e vestirá o Timbu pela primeira vez.

Com a chegada, o Náutico deve deixar de usar o material produzido pela própria fornecedora (N6), porém, o presidente alvirrubro, Bruno Becker, assegurou que a marca não deve ser encerrada, ele pretende patentear a empresa.

Sobre a Diadora, recentemente ela anunciou um contrato com outro time que estava optando por vestir uma marca própria nos últimos anos, o Coritiba, que desde 2018 usava materiais da empresa própria 1909.

sexta-feira, 8 de março de 2024

Relatório aponta 15 partidas com suspeita de manipulação em 2023 no futebol brasileiro

Desde 2018 a CBF encomenda relatórios relacionados à
possibilidade de manipulação de resultados em jogos oficiais
organizados pela entidade (Freepik)

 A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contratou uma empresa para realizar o monitoramento de partidas com suspeita de manipulação, de competições organizadas pela entidade, e acabou encontrando 15 jogos suspeitos na temporada 2023. 

Apesar de alto, o número representa uma queda de 29%, em relação à temporada anterior.

Entre os jogos com suspeita de manipulação, o mais alto na hierarquia de campeonatos da CBF foi Londrina 2 x 0 Tombense, pela Série B. Há também jogos da Copa Verde, e Série D.

Duas equipes estão envolvidas na maior parte de jogos listados no relatório, o São Francisco, do Acre, com oito jogos suspeitos, e o Interporto, do Tocantins. 

Foram monitorados 9 mil jogos, em 118 campeonatos nacionais e regionais.

Ainda de acordo com o relatório, não foram encontrados jogos suspeitos nas séries A e C, do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

Sousa-PB elimina o Petrolina e avança na Copa do Brasil

Time do sertão paraibano chega à terceira fase da competição nacional de maneira surpreendente, após eliminar o maior campeão da competição,
o Cruzeiro, e agora o Petrolina (Luciano Soares / Sousa EC)

O Petrolina é o primeiro time pernambucano eliminado da Copa do Brasil, após perder para o Sousa-PB, por 1 x 0, em partida realizada ontem (7), no sertão paraibano.

Apesar do jogo aberto, e de boas oportunidades para os dois times, o fator casa foi essencial no início do jogo, e Diego Ceará fez o gol do Dinossauro, que foi suficiente para avançar de fase.

No segundo tempo, ciente de que o empate levaria a decisão para os pênaltis, a Fera Sertaneja tentou chegar ao gol, mas sem sucesso.

Para o Sousa, a classificação histórica para a terceira fase da competição e a premiação de R$ 2,2 milhões é mais um estímulo para a equipe. 

Eliminado do Campeonato Pernambucano, o Petrolina agora foca na sua participação na Série D do Campeonato Brasileiro.

quinta-feira, 7 de março de 2024

Chrystian Barletta marca duas vezes e garante vitória do Sport pelo Nordestão

O atacante Chrystian Barletta foi o grande nome do Sport no jogo (Pedro Filho / Freelancer)

O Sport conseguiu interromper uma sequência de dez vitórias do Altos-PI, em duelo na noite de ontem (6), pela Copa do Nordeste.

O grande nome do Leão foi Chrystian Barletta, que marcou os dois gols do time visitante na partida, enquanto Arlan fez o gol do Jacaré.

Com o resultado, o Sport chega a 10 pontos, na liderança do grupo A.

O próximo jogo do Sport é pela semifinal do Pernambucano, contra o Santa Cruz, às 16h30 do próximo sábado (9). 

O Altos encara o Oeirense, no domingo (10), às 16h, pelo Campeonato Piauiense.

Ficha do Jogo:

Altos-PI (4-4-2): Careca; Luis Guilherme, Leandro Amorim (Ricardo), Arlan e Arthurzinho; Lucas Manga (Válber Júnior), Marcelinho, Hudson (Lucas Gomes) e Dhonata (João Pedro); Matheus Taumaturgo e Rhuann (Adriano Napão). 
Técnico: Flávio Araújo.

Sport (4-3-3): Caíque França; Lucas Ramon (Roberto Rosales), Alisson Cassiano, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Alan Ruiz (Fábio Matheus) e Lucas Lima; Barletta (Títi Ortiz), Romarinho (Pablo Dyego) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). 
Técnico: Mariano Soso.

Gols:
Altos: Arlan, aos 13 minutos do 1°T;
Sport: Chrystian Barletta aos 4 e 32 minutos do 1°T.

Cartões amarelos:
Altos: Hudson, Leandro Amorim, Careca, Arthurzinho e Matheus Taumaturgo;
Sport: Alan Ruiz, Caíque França, Fábio Matheus, Gustavo Coutinho e Felipe.

Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina-PI

Público e renda: Não divulgados.

Árbitro: Douglas Magno de Melo 
Assistentes: Gleydson Francisco e Ruan Neres de Souza (todo o trio é paraibano).

quarta-feira, 6 de março de 2024

Náutico perde em casa e pode terminar rodada fora da zona de classificação

Superior principalmente no segundo tempo, River foi premiado pela atuação no Recife e saiu com a vitória (Renato Gomes / Gazeta Press)

Apesar de ligeiramente favorito, jogando em casa e sem a necessidade de poupar um dos seus principais atacantes, o Náutico decepcionou sua torcida e perdeu por 1 x 0 para o bom time do River-PI, que momentaneamente assume a ponta do seu grupo na Copa do Nordeste.

No primeiro tempo o River se preparou para impedir as investidas do Timbu, porém, ao perceber uma proposta de jogo confusa e pouco efetiva do time da casa, o técnico Dico Wooley aos poucos foi lançando seu time ao ataque, explorando principalmente as laterais.

Na volta do intervalo, o River se lançou literalmente, na busca pelos três pontos, conseguindo melhores chances e provocando erros da defesa do Náutico, que abriram espaço para a chegada do time piauiense.

Aos 23 minutos, a proposta mais ofensiva foi premiada com um pênalti claro cometido pela zaga do Náutico, que possibilitou a Felipe Pará a cobrança com perfeição que determinou o resultado do jogo, Náutico 0 x 1 River.

Agora os times voltam a atenção para os campeões estaduais, onde disputam as semifinais, em Pernambuco, o Náutico encara o Retrô, no Piauí, o River tem pela frente o Parnahyba, com os primeiros jogos já neste final de semana.

Mas para Náutico há ainda uma preocupação relacionada ao Nordestão, pois, com a derrota, o time pode terminar a rodada fora da zona de classificação, já que o Treze-PB tem os mesmos 5 pontos, e joga hoje, diante do Maranhão, fora de casa, qualquer resultado diferente da derrota, coloca o Galo da Borborema na quarta posição.

Ficha do Jogo:

Náutico (4-3-3): Vágner; Arnaldo, Guilherme Matos (Robson Reis), Rafael Vaz e Diego Matos (Luiz Paulo); Lorran (Marco Antônio), Marco Antônio e Patrick Allan; Júlio César (Ray Vanegas), Thalissinho (Fernandinho) e Paulo Sérgio. 
Técnico: Allan Aal

River (4-4-2): Joanderson; Vivico, Mingoti, Leandro Amaro (Iago Felipe) e Izaldo; Darlan Bispo, Guilherme Escuro, Doda e Ronald; Felipe Pará e Crislan (Ju Alagoano). 
Técnico: Dico Woolley

Gols:
River: Felipe Pará, aos 26 minutos do 2°T

Cartões amarelos:
Náutico: Vágner, Diego Matos e Thalissinho; 
River: Iago Felipe, Vivico e Dedé.

Estádio Eládio de Barros Carvalho (Aflitos), no Recife (PE)

Público: 5.319
Renda: R$ 80.278,00

Árbitro: Wiomar Santana de Oliveira (AL)
Assistentes: Wellington Thiago de Almeida e Aldrin Freire Costa Matias (ambos de AL)

sexta-feira, 1 de março de 2024

Dorival Júnior convoca Seleção Brasileira para amistosos contra Inglaterra e Espanha

Dorival terá dois amistosos antes da Copa América (Reprodução / Instagram)

Nesta sexta-feira (1°), o técnico Dorival Júnior divulgou a sua primeira convocação para partidas pela Seleção Brasileira. A lista conta com 26 nomes e é válida para os amistosos contra Inglaterra, no dia 23, e Espanha no dia 26 deste mês. 

Entre as novidades, está o retorno do meia Lucas Paquetá, que ficou de fora da Seleção no ano passado, após ter o seu nome ligado a um suposto esquema de apostas esportivas. O jogador seguiu normalmente no seu clube West Ham-ING e agora volta a vestir a camisa amarela mais vencedora do futebol mundial.

Entre a lista de novidades para esta convocação, estão os laterais Wendell e Ayrton Lucas, o volante João Gomes, o meia Andreas Pereira e o atacante Savinho. 

Entre as ausências, destacam-se a do goleiro Allison e do atacante Neymar. No entanto, ambos estão lesionados. 

Os jogos serão os últimos da Seleção Brasileira antes da Copa América, que acontecerá no mês de junho.

Três jogadores da convocação já trabalharam com Dorival no seu último clube, o São Paulo, são eles o goleiro Rafael, o meia Pablo Maia e o zagueiro Beraldo, atualmente no PSG-FRA.

Confira a lista: 

Goleiros:
Ederson (Manchester City)
Bento (Athletico)
Rafael (São Paulo)

Laterais:
Danilo (Juventus)
Yan Couto (Girona)
Ayrton Lucas (Flamengo)
Wendell (Porto)

Zagueiros:
Marquinhos (PSG)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Murilo (Palmeiras)
Beraldo (PSG)

Meio-campistas:
André (Fluminense)
João Gomes (Wolverhampton)
Casemiro (Manchester United)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Lucas Paquetá (West Ham)
Pablo Maia (São Paulo)
Andreas Pereira (Fulham)

Atacantes:
Rodrygo (Real Madrid)
Richarlison (Tottenham)
Raphinha (Barcelona)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Endrick (Palmeiras)
Vinícius Júnior (Real Madrid)
Savinho (Girona)