quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Times do Nordeste querem propor fórmula de disputa em pontos corridos para a Série C 2025

Troféu oferecido ao campeão da Série C (Fernando Roberto / Ituano)

Os times nordestinos participantes da Série C correm contra o tempo para tentar aprovar uma proposta de mudança no campeonato do ano que vem.

Uma comissão, inicialmente encabeçada por Laércio Guerra, presidente do Retrô, mas que já recebeu a adesão dos presidentes de ABC, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Floresta, Itabaiana e Náutico, busca aumentar o campeonato em número de partidas e alterar o modelo de disputa.

A ideia é que a Série C passe a ter o mesmo formato das séries A e B, em pontos corridos, com um total de 38 rodadas.

Os dirigentes irão até a sede da CBF, no Rio de Janeiro, para tentar aprovar a proposta.

Nos próximos dias a Confederação Brasileira de Futebol deve apresentar o calendário de competições do próximo ano, o que só pressiona os cartolas nordestinos a agirem rapidamente, pois, esta divulgação já contará com os modelos de disputa a serem adotados na próxima temporada nas competições organizadas pela entidade.

Outro entrave para o modelo ser aceito é o financeiro, uma vez que a CBF banca os custos das equipes nas 27 datas atuais da Série C, sendo que a partir da primeira fase, apenas oito clubes seguem em disputa, e com a mudança, todos os 20 clubes jogariam nas 38 datas previstas.

Os clubes buscam defender a proposta apostando em ganhos que a competição pode ter, e ainda buscam apresentar alternativas financeiras para ajudar a convencer a entidade máxima do futebol nacional.

Técnicos do Atlético-MG e Botafogo disputam prêmio de melhor do ano

Os dois técnicos que provavelmente disputarão a final da Copa Libertadores da América,
também participam da disputa de melhor técnico do ano (Instagram / Reprodução)



Dois técnicos que atuam no futebol brasileiro estão concorrendo ao prêmio de melhor do ano pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol).

O argentino Gabriel Milito (Atlético Mineiro) e o português Artur Jorge (Botafogo), são os nomes na disputa, concorrendo com técnicos das principais ligas da Europa e também e outros centros como a Oceania, América Central e Oriente Médio.

Técnicos com passagem pelo futebol brasileiro, que no momento atuam no Oriente Médio, como Jorge Jesus e Hernán Crespo, também são candidatos.

O atual vencedor da premiação é Pep Guardiola, do Manchester City. O espanhol é finalista novamente.

Confira a lista dos finalistas: Carlo Ancelotti (Real Madrid), Edin Terzic (Borussia Dormtund), Thomas Tuchel (Bayern de Munique), Luis Enrique (PSG), Pep Guardiola (City), Mikel Arteta (Arsenal), Diego Simeone (Atlético de Madri), Unai Emery (Aston Villa), Xabi Alonso (Bayer Leverkusen), Simone Inzaghi (Inter de Milão), Gian Piero Gasperini (Atalanta), Darío Rodríguez (Peñarol), Marcelo Gallardo (River Plate), Artur Jorge (Botafogo), Gabriel Milito (Atlético-MG), Guillermo Almada (Pachuca), Marcel Koller (Al Ahly), Hernán Crespo (Al Ain), Jorge Jesus (Al-Hilal) e Albert Riera (Auckland City).

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Náutico inicia revitalização no gramado dos Aflitos

Gramado deve estar pronto para o início
da temporada 2025 (Gabriel França / Náutico)

Nesta segunda-feira (28), o Clube Náutico Capibaribe iniciou uma revitalização no gramado do Estádio Eládio de Barros Carvalho, os Aflitos. 

Esta revitalização é importante para que o campo tenha condições de realizar partidas oficiais na temporada 2025. 

Serão 45 dias de trabalhos onde será aplicada uma camada de herbicida para combater ervas daninhas, o que acabará deixando o gramado durante alguns dias com um tom amarelado. 

Em seguida, acontecerá a remoção da grama morta e a reestruturação do solo. A manutenção é necessária devido ao desgaste causado pelas partidas dos times das categorias de base e da equipe profissional ao longo do ano. 

Durante estes 45 dias de trabalho, não haverá nenhuma atividade no gramado, como treinos ou jogos. 

Nos bastidores, o Náutico já se prepara para as disputas do ano que vem, onde participará do Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

domingo, 27 de outubro de 2024

Fortaleza e Ceará entram em campo com "intervenções simbólicas" no lugar dos escudos, em ação do Outubro Rosa

Iniciativa foi destacada durante as transmissões
dos jogos que aconteceram neste sábado (26)
(Instagram / Reprodução)

Uma iniciativa do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), promoveu um momento especial através do futebol, em homenagem às mulheres que já superaram o câncer de mama.

Os dois times do estado que estão em disputa no Campeonato Brasileiro, entraram em campo com "intervenções simbólicas" no lugar dos escudos.

"A ação visa não apenas homenagear as guerreiras, mas também inspirar esperança para as que estão em tratamento, incentivando todas as mulheres a cuidarem da saúde com exames preventivos", diz a nota do ICC.

O Fortaleza atuou contra o Palmeiras pela Série A, e os times ficaram no empate em 2 x 2, já o Ceará venceu o Paysandu por 2 x 1, em partida válida pela Série B.

sábado, 26 de outubro de 2024

Cérebro de Maguila será doado para estudos na USP


A família do lutador José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morto na última quinta-feira (24) aos 66 anos, doará o seu cérebro para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), para aprofundar estudos acerca da Encefalopatia Traumática Crônica, condição da qual o lutador sofria. 

Ainda em vida, no ano de 2018, ele concordou, com o consentimento da família em doar o órgão à Universidade. 

Maguila havia recebido o diagnóstico da doença em 2013. Até o momento, esta é uma doença sem cura, informalmente ela é conhecida como "demência dos pugilistas", resultado de constantes golpes na cabeça que os lutadores acabam sofrendo ao longo da carreira. 

A USP conta com um grupo de pesquisa que estuda o impacto dessas lesões provocadas em atletas dos mais diversos esportes, com atenção especial para o boxe, o rúgbi e o futebol.

Além de Maguila, Eder Joffre, ex-pugilista morto em 2022 e Bellini, capitão do Brasil na Copa do Mundo de 1958, morto em 2014, também doaram seus cérebros para estudos. 

O órgão é armazenado no instituto que conta com o único banco de cérebros da América Latina. 

"É importante para o país e para a USP ter esses experimentos realizados em nosso território", contou o médico Renato Anghinah, neurologista e professor livre docente da USP, que acompanhou tanto Edder Joffre, como Maguila nos últimos anos. 

"Este banco é importante, pois permite que o Brasil participe de discussões na área científica, estando em contato com a maioria dos países do mundo", comentou. O estudo visa criar medidas de prevenção para a doença.

No caso de Bellini, acreditava-se que o ex-zagueiro sofria do mal de Alzheimer. No entanto, resultados da pesquisa, divulgados em congresso, revelaram o quadro da mesma doença a qual sofriam Maguila e Éder Joffre, apesar de praticar outra modalidade esportiva.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Barra FC avança na Copa Brejense de Futebol eliminando o Peñarol

O Barra FC está ganhando torcedores e obtendo
grandes resultados em campeonatos amadores
da região (Instagram / Reprodução)

Com uma campanha consistente que está conquistando torcedores em Brejo e região, o Barra FC superou a tradicional equipe do Peñarol, mostrando que uma nova força no futebol amador da região está surgindo, trazendo junto com os resultados positivos uma organização fora de campo, com planejamento e inovação.

Alisson Luciano, empresário e fundador do Barra, ressalta a importância de acompanhar as tendências para se adequar à realidade do futebol amador da atualidade: "Quem não se mexer vai ficar para trás. O Barra chegou para tomar seu espaço, e ainda temos muito mais para conquistar", prevê. 

O Barra também se destaca com presença digital, somando no momento mais de 2.100 seguidores na sua principal rede social, mesmo tendo uma conta no Instagram há menos de dois anos.

Além de Alisson, o Barra FC também conta com apoio do vereador eleito João Rosal, que junto de Alisson, buscam trazer a perspectiva de engajar o público jovem nas iniciativas do time. Recentemente, através de uma escolha em redes sociais, o time escolheu o mocó, animal característico da fauna local como seu mascote. 

Dentro de campo, nomes como Neto Baiano e Flávio Caça-Rato elevaram o nível do time, chamando a atenção da imprensa local para o time. 

Apesar dos apoios, a diretoria do time apela para o poder público e comércio local, para que competições locais tenham o devido incentivo, afim de fortalecer o futebol amador. "Precisamos que todos apoiem o futebol amador. Esse campeonato faz parte da nossa cultura, é um momento de lazer para as famílias e para que as pessoas se sintam representadas dentro de campo", cobra Alisson Luciano.

O Barra segue na Copa Brejense de Futebol e atrai mais olhares dos amantes do futebol de Brejo e todo o Agreste.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Adilson Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos

Instagram de Maguila traz sempre fotos dele
em ação nos ringues (Reprodução)

Nesta quinta-feira (24), faleceu aos 66 anos o ex-boxeador José Adilson Maguila. A informação foi confirmada pelo Instituto Maguila.

Com 85 lutas na carreira, Maguila somou 77 vitórias, das quais, 68 foram por nocaute.

Entre os títulos, ele conquistou um Mundial de Boxe, pela Federação Mundial de Boxe, em 1995.

O atleta era sergipano e atuou por 17 anos nos ringues de maneira profissional.

Maguila foi diagnosticado há anos com encefalopatia traumática crônica, condição que teria sido provocada por sua atuação no boxe, com repetidas lesões na cabeça.

Entre lutas de destaque, Maguila enfrentou na carreira Evander Holyfield e George Foreman, referências mundiais do esporte.

Clubes rejeitam proposta da FPF e Campeonato Pernambucano manterá fórmula atual, com 10 times

Troféu que será entregue ao campeão
pernambucano de 2025 pesa cerca de 30 quilos
(Rafael Veiga / FPF)

Uma reunião envolvendo os clubes e a Federação Pernambucana de Futebol definiu na tarde desta quarta-feira (23), a fórmula de disputa do Campeonato Estadual do ano que vem. 

O modelo que foi utilizado em 2024 será repetido, com a participação de 10 clubes, onde todos se enfrentarão em turno único com classificação dos dois primeiros para as semifinais.

Os times que ficarem entre o 3º e o 6º lugar disputarão uma etapa eliminatória em jogo único, com o mando de campo dos melhores colocados. 

O 9º e o 10º colocados na classificação geral serão rebaixados para a segunda divisão.  

As semifinais e finais serão realizadas em jogos de ida e volta. Desta forma, o Pernambucano 2025 será realizado em 14 datas. 

Um ponto polêmico da discussão aconteceu quando o presidente da FPF falou a respeito do confronto de datas da fase final com o início de campeonatos como o Brasileiro, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. 

Nesse momento, os clubes concordaram com a possibilidade de realização de jogos com intervalo de 48 horas ou até mesmo 24. Neste último caso, os clubes não poderiam utilizar os mesmos atletas em duas partidas consecutivas.

Também foi discutida a possibilidade da realização de jogos com torcida única e foi determinado que caso a FPF julgue necessário, as partidas acontecerão sem a presença de torcida visitante. 

Nos jogos comando de clubes do interior e também do Retrô, não haverá limite de carga de ingressos para a torcida visitante. Já nos clássicos, partidas envolvendo Náutico Sport e Santa Cruz, a carga será de 10% da capacidade do estádio para jogos na Ilha do Retiro, Aflitos e Arruda, e 20% para partidas na Arena de Pernambuco. 

O Campeonato Pernambucano 2025 deve ser iniciado na segunda semana de janeiro e participarão o atual campeão, Sport, o atual vice, Retrô, Náutico, Santa Cruz, Central, Afogados, Maguary e Petrolina, além de Jaguar e Decisão, que conquistaram o acesso na série A2 2024.

LeBron e Bronny James dividem a quadra em vitória do Los Angeles Lakers pela primeira vez na história

LeBron e Bronny James durante
o aquecimento antes do jogo
(Instagram / Reprodução)

Uma partida na madrugada desta quarta (23) entrou para a história da NBA, a liga de basquete profissional dos Estados Unidos. Pela primeira vez, uma dupla de pai e filho atuaram juntos em uma partida oficial.

O jogo, foi a vitória do Los Angeles Lakers contra o Minnesota Timberwolves por 110 a 103.

LeBron James, um dos maiores jogadores de todos os tempos, e seu filho Bronny James estiveram juntos na quadra e marcaram um momento especial para os fãs do esporte e escreveram mais um capítulo para a história de uma das franquias mais vencedoras da liga.

Na partida, LeBron marcou 16 pontos, pegou cinco rebotes e deu quatro assistências. A atuação de Bronny foi mais tímida, em três minutos em quadra, ele pegou um rebote.

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Reunião na sede da FPF definirá fórmula do Campeonato Pernambucano 2025

O campeonato deve manter a fórmula atual,
passando a ser alterado para 2026
(Instagram / Reprodução)

Acontece nesta quarta (23) na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a reunião que definirá a fórmula de disputa e as diretrizes do Campeonato Pernambucano 2025.

Apesar de ainda estar em andamento a Série A3 do estadual, inclusive com um julgamento que puniu seis dos oito times participantes, e da Série A2 já ter sido encerrada, determinando acesso e rebaixamento, a entidade que rege o futebol do estado defende que tudo o que ela mesmo fez seja desprezado, e que um novo campeonato incluindo todos os times das divisões de acesso, e excluindo os licenciados, seja posto em prática já para 2025.

Sendo assim, 18 times já se enfrentariam a partir do próximo mês, com quatro se classificando para a segunda fase, que teria a entrada dos quatro melhores colocados do último estadual (Sport, Retrô, Náutico e Santa Cruz).

Na segunda fase, eles se enfrentariam em um octogonal com jogos de ida, além de semifinais e finais.

Pelo menos a FPF admite que para que essa fórmula possa entrar em prática, todos os dez times deveriam concordar com o modelo, e de antemão, já há manifestações contrárias.

Caso não seja aprovado o regulamento proposto, este deve ser o último ano da fórmula atual, onde todos os dez times se enfrentam em turno único, classificando-se os dois primeiros para as semifinais.

Os quatro seguintes se enfrentam em uma segunda fase no modelo de mata-mata (3º x 6º, 4º x 5º), definindo assim os duelos das semifinais e finais.

Também serão discutidos os estádios a serem usados e as questões de segurança em torno da realização do campeonato, como os laudos técnicos.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Quatro jogos da Série B hoje interessam para sequência do Sport


O Sport não entra em campo nesta terça-feira (22) pelo Campeonato Brasileiro da Série B, o jogo do Leão será na próxima quinta (24)diante do Guarani. 

Porém, quatro partidas realizadas hoje interessam diretamente aos planos do Rubro Negro na Segundona.

CRB x Mirassol e Santos x Ceará, às 19h, além de Vila Nova x Amazonas e Novorizontino x Avaí, às 21h30, terão a atenção do torcedor leonino. 

CRB x Mirassol envolve um adversário direto, que pode igualar o Sport em número de pontos. A equipe paulista ocupa a quarta colocação no momento, com 53. 

O CRB luta contra o rebaixamento, e caso consiga tirar pontos do rival, pode além de se manter vivo, acabar ajudando o time pernambucano.

O duelo entre Santos e Ceará interessa também ao Sport, pois caso Santos consiga vencer ou empatar manteria uma dianteira com relação ao número de pontos, em caso de vitória se manteria isolado na ponta da tabela.

Caso o Ceará (que no momento é o 5º, com 51 pontos) consiga de vez entrar na briga pelo G4 e por uma das vagas na série A no próximo ano pode acabar por consequência ajudando o Leão a liderar o campeonato sem depender de combinações de resultado. 

Outro jogo interessante é o confronto entre Vila Nova e Amazonas. O time goiano tem 49 pontos e atualmente é o sexto colocado, corre por fora, mas em caso de vitória pode se aproximar da briga por uma das vagas no G4. 

O último jogo da noite que deve ter alguma atenção do torcedor do Sport e o duelo entre Novorizontino e Avaí. O time paulista tem 54 pontos em caso de vitória, pode ultrapassar o Sport indo a 57, o time busca reabilitação, após três derrotas seguidas.

sábado, 19 de outubro de 2024

Morre aos 82 anos o radialista e produtor Zuca Show, a voz do Jogo do Bicho em Pernambuco

Apesar da idade, Zuca ainda se mantinha
bastante ativo e apresentava semanalmente
seu programa "Porque hoje é Sábado!"
(Instagram / Reprodução)

O rádio pernambucano está mais pobre. Morreu na madrugada deste sábado (19), em sua residência no Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, vítima de infarto, o produtor cultural e radialista Zuca Show (82). 

José Barros de Moura, nome de batismo de Zuca, destacou-se na cultura do estado por sua atuação como produtor cultural, compositor de sambas e frenos. 

Como radialista por décadas, tornou-se a voz oficial da divulgação dos resultados do Jogo do Bicho. 

Zuka atuou nas rádios Atividade, Tamandaré, Clube, Jornal, ainda na TV Jornal do Commercio, entre outras emissoras. 

Apesar da idade, ele permanecia bastante atuante e todos os sábados apresentava na web o seu programa musical, "Porque hoje é Sábado!"

Zuca deixa os filhos Cristiano Cabral, Josileide Cabral, a esposa Marleide e netos. 

O corpo será velado a partir das 9 horas da manhã, deste domingo (20), no cemitério de Santo Amaro, em Recife, o sepultamento está previsto para as 11 da manhã.

Árbitro pernambucano Rodrigo Pereira irá apitar final do Sul-americanano Sub-15, na Bolívia

Natural de Jaboatão dos Guararapes, Rodrigo
tem 37 anos, e na atual temporada já apitou
jogos das 4 divisões do Campeonato Brasileiro,
estaduais de Pernambuco e Minas Gerais e
da Copa do Nordeste (FPF / Divulgação)

O árbitro pernambucano Rodrigo Pereira, que integra o quadro da FIFA, foi escalado para apitar a sua primeira final internacional.

Rodrigo, que tem 37 anos e é natural de Jaboatão dos Guararapes, comandará a partida entre Equador x Paraguai, pelo Campeonato Sul-americanano Sub-15.

O jogo acontecerá na Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra, neste sábado (19), às 20h30 (Horário de Brasília).

Por escalação irregular de atletas, seis dos oito times participantes são punidos na Série A3 do Pernambucano

Times pretendem recorrer da decisão, que
pode provocar mudanças na tabela de
classificação do campeonato (FreePik / Reprodução)

Que a terceira divisão do futebol de Pernambuco é o mais baixo patamar que um time de futebol do estado pode estar, e lá só podem estar os times que estão a um passo do amadorismo, é um fato. 

Mas na edição 2024 do Campeonato Pernambucano da Série A3, os times decidiram reiterar sua incompetência dentro e fora de campo, e seis dos oito times na disputa foram punidos pelo mesmo motivo: escalação irregular de atletas.

Na última terça (15), América, Caruaru City, Belo Jardim, Pesqueira, Chã Grande e Sete de Setembro foram denunciados pelo artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), baseado também no artigo 45 do Regulamento Geral das Competições da Federação Pernambucana de Futebol.

Em resumo, o referido artigo diz que os atletas que já tenham atuado por dois clubes diferentes durante a mesma temporada, no mesmo estado, não poderão atuar por um terceiro time naquele ano. 

Por exemplo, se um atleta jogou os campeonatos das séries A1 e A2 do Pernambucano em 2024, ele só poderia jogar em um time da Série A3 em 2025. 

O Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco acabou punindo os seis clubes já citados. 

América, Sete de Setembro e Chã Grande perderam os pontos conquistados na primeira rodada, e ainda perderam mais três pontos.

Caruaru City, Belo Jardim e Pesqueira perderam a pontuação conquistada nas duas primeiras rodadas e ainda perderam seis pontos cada.

Por enquanto, oficialmente, a classificação segue sem alteração, pois a FPF só deve considerar a perda dos pontos após a decisão na instância superior.

Os times pretendem recorrer da decisão.

Messi indica Lautaro Martínez para prêmio Bola de Ouro

Lautaro Martínez e Messi jogam juntos na
seleção argentina (Instagram / Reprodução) 

O maior vencedor do prêmio Bola de Ouro, o argentino Lionel Messi, com oito conquistas (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023) indicou seu favorito para vencer o prêmio em 2024.

Enquanto os nomes do inglês Bellingham, do francês Mbappé e do brasileiro Vinícius Júnior despontam entre os favoritos, Messi discorda e afirma que sua indicação foi para o compatriota Lautaro Martínez, que joga pela seleção argentina e pela Internazionale-ITA.

Para Messi, Lautaro teve participação intensa em títulos na temporada, e seu nome deve ser considerado. "Ganhou do Campeonato Italiano à Copa América, seria injusto não reconhecê-lo como melhor do mundo", afirmou em entrevista ao canal argentino TyCSports.

Na última temporada, Lautaro foi eleito o melhor jogador do Campeonato Italiano, ele foi artilheiro, com 24 gols e campeão com a Internazionale. 

O prêmio Bola de Ouro é concedido pela revista francesa France Football, e deve ser revelado no dia 28 de outubro.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Técnico Leandro Romagnoli, do San Lorenzo-ARG, entrega o cargo após desobediência de jogadores

Ainda no campo de jogo, o
técnico expressou sua revolta
com a desobediência 
(Instagram / Reprodução)
Um ato de insubordinação dos atletas em campo acabou culminando na demissão do técnico Leandro Romagnoli, do San Lorenzo-ARG, na última segunda (14).

O anúncio da demissão se deu por um motivo inusitado: Romagnoli não aceitou ver um jogador que ele não mandou, cobrar um pênalti que custou uma vitória para o seu time, e perder.

Aos 49 minutos do segundo tempo, o San Lorenzo teve um pênalti marcado contra o Godoy Cruz, e o jogo estava empatado em 1 x 1. Romagnoli determinou que Iker Muniaín fizesse a cobrança, mas o centroavante Francisco Fydriszewski tomou a bola, bateu o pênalti, e acabou desperdiçando.

Após o jogo, o técnico não escondeu a sua revolta, uma vez que o time podia deixar a 24ª posição, e anunciou a demissão. 

Romagnoli é ídolo no San Lorenzo, clube onde passou a maior parte da carreira, e que tem como torcedor mais ilustre o Papa Francisco.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Projeto torna mosaicos de torcidas de futebol manifestação da cultura nacional

Os mosaicos da torcida do Fortaleza já
tiveram destaque internacional, pela
qualidade e precisão das imagens em
escala (Instagram/ Reprodução) 

Foi Aprovado na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, um projeto do deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ), que declara os mosaicos formados pelas torcidas de futebol manifestação da cultura nacional. 

Conforme explica o relator do texto na comissão, deputado Tadeu Veneri (PT-PR), o objetivo da medida é impedir a proibição dos painéis pelo Ministério Público e pelas forças de segurança.

Na opinião do relator, a insuficiência das ações policiais ou de outros agentes de segurança pública não pode servir para justificar a restrição indevida de direitos. 

Como exemplos dessa intervenção inapropriada do Estado no direito de manifestação dos torcedores, Tadeu Veneri relata que em março deste ano a Polícia Militar impediu expressão de torcida do Ceará, alegando “razões genéricas de segurança”.

Outro caso teria ocorrido em abril, quando mesmo com a presença de 1.400 agentes de segurança no estádio, o Conselho de Segurança Pública do Pará interditou o uso de mosaicos, camisas ou qualquer elemento festivo em jogos entre Remo e Paysandu, o maior clássico da região Norte do Brasil.

Tadeu Veneri argumenta ainda que a proibição não ajuda no combate à violência no esporte, uma vez que a maioria dos conflitos ocorre fora dos estádios.

“Dificilmente você tem briga de torcidas dentro do estádio. Elas acontecem em um número muitíssimo maior fora dos estádios, antes dos jogos, depois dos jogos. E é uma parte da torcida, que vai ao estádio não para ver o futebol, mas para brigar, é uma parte da torcida que se organiza justamente para cometer crimes", analisou.

O autor do texto, deputado Marcelo Queiroz, sustenta que os mosaicos têm valor artístico, simbólico e comunitário para as torcidas.

O texto em análise na Câmara deixa explícito que serão permitidos somente mosaicos que não ofereçam risco à segurança do evento e à integridade física das pessoas e dos animais, e que não ofendam a honra, a moral ou a integridade psíquica da pessoa.

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado, segue para análise do Senado.

Com informações da Rádio Câmara.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Youtuber espanhol que já reclamou de postura de Vinícius Júnior contra racistas, deixa campo aos prantos em amistoso

Koko DC afirmou que não chorou por atos
racistas, mas porque objetos foram atirados
no campo (Instagram / Reprodução)

Uma partida entre influenciadores digitais da Espanha e França, no Estádio Metropolitano, do Atlético de Madri, neste final de semana, precisou ser interrompida após ofensas racistas da torcida espanhola.

Na partida, estava em campo o Youtuber Koko DC, que chorou em reação ao caso, ele já fez duras críticas ao atacante brasileiro Vinícius Júnior, dizendo que ele "exagera" em cobranças de punição quando é alvo de racismo na Espanha.

"Acontece que atiraram objetos, e eles (os franceses), disseram: 'Não vamos a campo', minha imagem chorando foi por isso", afirmou Koko DC, em vídeo publicado neste domingo (13).

"O que disse é que não gosto que ele use sua falta de respeito com a bandeira do racismo. Em nenhum momento disse que mereça insultos racistas. Sou negro e as ofensas que Vinícius ouve, eu também ouvi a vida toda", disse.

Presidente Lula cobra presença de jogadores que atuam no Brasil, defendendo a Seleção

Lula sempre falou de sua
admiração pelo futebol 
(Ricardo Stuckert / Assessoria)

Em campanha irregular nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira está no centro do debate em busca de soluções para que o time mais vitorioso da história do futebol, volte aos seus tempos de glória.
Quem falou a respeito do desempenho da Seleção na última semana foi o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma entrevista à Rádio O Povo / CBN, do Ceará, um dia após a vitória contra o Chile por 2 x 1.

Lula afirmou que, no momento, "não tem nenhum craque jogando no exterior", ao defender convocações com mais atletas que atuam no futebol nacional.

"Há muito que venho defendendo que a Seleção Brasileira tenha jogadores que atuam no país. Os dois jogadores que fizeram os gols [Igor Jesus e Luiz Henrique, do Botafogo], jogam no Brasileirão. Temos de dar oportunidades aos jogadores daqui, não a convidados de fora", afirmou.

Lula chegou a dizer que defendeu sua opinião diante do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Se a opinião do presidente na nação for considerada em sua totalidade, o Brasil poderia ter convocações sem atletas como Vinícius Júnior, Endrick e Rodrygo (Real Madrid), sem o goleiro Ederson (Manchester City), entre outros nomes.

Tentando mais uma vitória nas Eliminatórias, o Brasil recebe o Peru nesta terça (15), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF.

Técnico Lisca reclama de tabela da Série B, por sequência de jogos em casa para o Sport

Lisca comentou a sequência de jogos em casa 
do Sport após o empate em 2 x 2 diante do Avaí-SC 
(Mourão Panda / Reprodução)

Concorrente direto do Sport na luta por uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro de 2025, o América-MG reclamou de um suposto "privilégio" ao time pernambucano na reta final da Série B, onde já de cara o time fará os três próximos jogos no seu estádio, a Ilha do Retiro.

"O Sport tem um jogo a menos e agora tem três jogos seguidos em casa. É incrível isso", reclamou o técnico Lisca, do time mineiro.

A princípio o Sport teria dois jogos seguidos em Recife, contra Botafogo-SP e Guarani, porém, uma partida atrasada da 16ª rodada contra o Operário-PR acabou sendo encaixada para a próxima quarta (16).

Dos sete jogos restantes para o América na Série B, quatro são em casa, no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), um deles, inclusive, contra o Sport.