quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Clubes rejeitam proposta da FPF e Campeonato Pernambucano manterá fórmula atual, com 10 times

Troféu que será entregue ao campeão
pernambucano de 2025 pesa cerca de 30 quilos
(Rafael Veiga / FPF)

Uma reunião envolvendo os clubes e a Federação Pernambucana de Futebol definiu na tarde desta quarta-feira (23), a fórmula de disputa do Campeonato Estadual do ano que vem. 

O modelo que foi utilizado em 2024 será repetido, com a participação de 10 clubes, onde todos se enfrentarão em turno único com classificação dos dois primeiros para as semifinais.

Os times que ficarem entre o 3º e o 6º lugar disputarão uma etapa eliminatória em jogo único, com o mando de campo dos melhores colocados. 

O 9º e o 10º colocados na classificação geral serão rebaixados para a segunda divisão.  

As semifinais e finais serão realizadas em jogos de ida e volta. Desta forma, o Pernambucano 2025 será realizado em 14 datas. 

Um ponto polêmico da discussão aconteceu quando o presidente da FPF falou a respeito do confronto de datas da fase final com o início de campeonatos como o Brasileiro, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. 

Nesse momento, os clubes concordaram com a possibilidade de realização de jogos com intervalo de 48 horas ou até mesmo 24. Neste último caso, os clubes não poderiam utilizar os mesmos atletas em duas partidas consecutivas.

Também foi discutida a possibilidade da realização de jogos com torcida única e foi determinado que caso a FPF julgue necessário, as partidas acontecerão sem a presença de torcida visitante. 

Nos jogos comando de clubes do interior e também do Retrô, não haverá limite de carga de ingressos para a torcida visitante. Já nos clássicos, partidas envolvendo Náutico Sport e Santa Cruz, a carga será de 10% da capacidade do estádio para jogos na Ilha do Retiro, Aflitos e Arruda, e 20% para partidas na Arena de Pernambuco. 

O Campeonato Pernambucano 2025 deve ser iniciado na segunda semana de janeiro e participarão o atual campeão, Sport, o atual vice, Retrô, Náutico, Santa Cruz, Central, Afogados, Maguary e Petrolina, além de Jaguar e Decisão, que conquistaram o acesso na série A2 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário