sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Paulo Belence é escalado para apitar o Clássico das Multidões

Paulo Belence terá a responsabilidade de conduzir o clássico
entre Sport x Santa Cruz, neste sábado (Divulgação / FPF)

O Clássico das Multidões, entre Sport e Santa Cruz teve o árbitro Paulo Belence escalado para comandar a partida. Ele será auxiliado por Francisco Chaves e Humberto Martins.

Neste jogo também será utilizado o árbitro de vídeo (VAR), o recurso será comandado por Gilberto Castro Júnior, ele também comandou o VAR no Clássico das Emoções, entre Santa Cruz e Náutico, na Arena de Pernambuco.

O Sport é o segundo colocado do estadual, com 11 pontos, enquanto o Santa Cruz é o quarto, com 10. 

Lateral-esquerdo Léo Jance aparece no BID com a camisa do Timbu, antes de anúncio oficial pelo Náutico

Antes mesmo de ser anunciado pelo Náutico, o atleta apareceu com a
camisa Alvirrubra em uma publicação do BID da sua prorrogação de
contrato com o Fluminense (Reprodução / BID CBF)

Os clubes têm até hoje para anunciarem novos jogadores que ainda pretendem ser usados no Campeonato Pernambucano, entre eles, o Náutico, que ainda está no mercado e deve anunciar o empréstimo do lateral-esquerdo Léo Jance, de 20 anos, que pertence ao Fluminense.

O atleta deve desembarcar no Recife para defender o Náutico em uma negociação com opção de compra. 

A negociação que já era sabida acabou sendo "vazada" pelo Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ferramenta onde os atletas precisam constarem para poderem atuar pelos clubes, como uma espécie de Diário Oficial do mundo da bola.

Caso os clubes pretendam usar algum atleta ainda no campeonato estadual, os atletas precisam terem seus nomes publicados no BID até as 19h de hoje (30), caso contrário, só poderão ser usados em competições nacionais, no caso dos clubes classificados. 

Léo Jance teve passagens pela base do São Paulo, Palmeiras e Fluminense, onde está há cerca de três anos, desde o ano passado, ele passou a ter oportunidades no time profissional.

Nesta temporada, ele entrou em campo em dois jogos pelo Campeonato Carioca, mas com pouca minutagem.


Livre no mercado após sair do Sport, Lucas Lima é anunciado pelo Goiás

O anúncio de Lucas Lima pelo Goiás foi feito durante o intervalo
de uma partida do Campeonato Goiano (Divulgação / Goiás)
O Goiás anunciou nesta quinta (29) um reforço importante para a disputa da Série B do Brasileirão, o meia Lucas Lima, ex-Sport, que estava livre no mercado após uma saída turbulenta do time pernambucano.

Em uma ação de marketing do clube Esmeraldino, o anúncio foi feito no intervalo do jogo contra a Abecat, pelo Campeonato Goiano.

Nas redes sociais do atleta, Lucas e o Goiás compartilharam uma mensagem, onde ele já fala como atleta do clube goiano.

Lucas Lima defendeu o Sport nos anos de 2024 e 2025, inicialmente vindo de empréstimo junto ao Santos, depois, com um contrato em definitivo que tinha duração até o final de 2026, porém, ele acertou a rescisão no início deste ano, devido a problemas financeiros do Leão, onde ele teria chegado a negociar uma redução salarial, mas não chegou a um entendimento junto ao clube.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Vitória das Tabocas vence a primeira no Campeonato Pernambucano e pode escapar de “queda”

Com a primeira vitória no Campeonato, o time de Vitória de
Santo Antão se qualificou até para brigar por uma vaga na
segunda fase da Série A1 (Divulgação / FPF)

Enfim, o Vitória das Tabocas venceu no Campeonato Pernambucano e chega na última rodada da primeira fase com chances de escapar da disputa da primeira fase do estadual 2027, o que seria na prática uma espécie de rebaixamento.

O Vitória das Tabocas foi avassalador contra o Decisão, apenas no primeiro tempo abriu 3 x 0, encaminhando os três pontos. O time fez 2 x 0 com dois gols de Manoel e ampliou com Tomás.

No segundo tempo o Decisão voltou atento, organizado e tentou equilibrar as ações, porém, nada suficiente para diminuir o prejuízo e acabou sofrendo mais um gol do Taboquito. Já na última parte do jogo, aos 43 minutos, Ageu marcou e definiu o resultado.

O Vitória chegou aos 4 pontos e respira na tabela de classificação, subindo para a 7ª colocação e se aproxima inclusive da zona de briga por vaga na próxima fase. Já o Decisão está na 6ª posição, com 6 pontos. 

Na última rodada, o Vitória enfrenta o Náutico, enquanto o Decisão visita o Retrô.


Clayson é apresentado como novo atacante do Sport

O atacante de 30 anos chega ao Sport
para disputar posição no ataque
(Igor Cysneiros / Sport)
Na manhã desta quinta (29), o Sport apresentou oficialmente o atacante Clayson, de 30 anos, que no último ano defendeu o Coritiba, na Série B, onde foi campeão, ele atuou em 22 jogos na campanha onde deu duas assistências, mas não marcou nenhum gol.

Revelado pelo União São João-SP, o atacante já defendeu Ituano e Ponte Preta antes do Corinthians, onde foi campeão brasileiro em 2017, tendo também participações em competições como Copa Sul-Americana e Libertadores.

Ele também tem atuações pelo futebol árabe e japonês, e no retorno ao Brasil, defendeu as camisas de Bahia, Cuiabá e Mirassol, antes do Coxa.

Clayson já realizou exames e assinou contrato até novembro de 2026.

Sport tem atuação fraca contra o Maguary e fica no 1 x 1 em jogo de dois pênaltis

Em Bonito, o Maguary empatou contra Sport e Santa Cruz,
ambos jogos por 1 x 1 (Paulo Paiva / Sport)

O Sport interrompeu a sequência positiva de vitórias do time principal e empatou contra o Maguary jogando em Bonito, no Agreste do estado em 1 x 1.

A equipe da casa já iniciou o jogo saindo na frente do placar em cobrança de pênalti, com Ítalo. Mas é importante salientar que o pênalti que ocasionou o gol do Maguary nasceu em uma falha de Marcelo Ajul, que recuou uma bola difícil para Halls, que na tentativa de dividir, acabou chutando o pé do atleta do time adversário cometendo a penalidade máxima. Ítalo, que não tinha nada a ver com o problema do seu ex-time, marcou 1 x 0.

O técnico Roger Silva perdeu a paciência com seu time, mostrando uma das suas características, que é a inquietação com o elenco, buscando ajustes táticos ao longo da partida, colocando jogadores com características ofensivas, no entanto, criando poucas chances efetivas.

O gol do Sport saiu apenas aos 38 minutos da etapa final, em cobrança de pênalti com Gustavo Coutinho.

Na última rodada da primeira fase, o Sport encara o Santa Cruz, enquanto o Maguary joga diante do Jaguar.


Santa Cruz atropela o Jaguar e chega com moral no Clássico das Multidões

Vitinho, reforço vindo do Bahia, marcou
seu primeiro gol como profissional
(Evelyn Victória / Santa Cruz)  
Após a derrota no Clássico das Emoções por 4 x 0 para o Náutico que culminou na demissão do técnico Marcelo Cabo, o Santa Cruz deu uma resposta imediata e convincente diante do fraco Jaguar, aplicando uma goleada por 6 x 0.

O Tricolor já iniciou a partida abrindo o placar, literalmente, pois o primeiro gol surgiu aos 36 segundos com Patrick Allan. 

O Santa ainda marcou com Willian Júnior, Quirino (3 vezes) e Vitinho, que fez seu primeiro gol como profissional. 

Com essa derrota, o Jaguar, que ainda não venceu no campeonato, caiu para a lanterna da competição, com apenas três pontos.

Neste jogo, o Santa Cruz usou o técnico interino Fábio Cortez, auxiliar contratado pelo clube, que deve seguir no comando do time até a chegada de um novo técnico.

No próximo sábado, o Santa Cruz encara o Sport, enquanto o Jaguar encerra sua participação na primeira fase contra o Maguary.


Náutico perde invencibilidade no Pernambucano e coloca o Retrô na briga por vaga direta nas semifinais

O Náutico esbarrou no segundo tempo na falta de criatividade e acabou
sendo derrotado pelo Retrô nos Aflitos (Rafael Vieira / Náutico)

Na penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano, o Náutico perdeu a invencibilidade na competição ao ser derrotado pelo Retrô por 1 x 0, na noite desta quarta (28), nos Aflitos.

O Náutico, já garantido na primeira colocação do campeonato, não teve sua classificação para as semifinais ameaçada, porém, o Retrô entrou forte na briga para a última rodada, ao saltar para 11 pontos, mesma pontuação do Sport.

Douglas Santos fez o gol da vitória, após receber um passe de Vagner Love. O próprio Love também marcou mais uma vez para o Retrô, porém, o gol foi anulado.

Na partida o Náutico chegou a marcar com Yuri Silva, mas o gol acabou sendo anulado.

No segundo tempo, o Náutico caiu de produção e acabou caindo na armadilha do time auriazulino, que administrou o placar e saiu de campo com os três pontos.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Náutico empresta Kayon ao Botafogo-PB e se movimenta no mercado

Kayon disputou apenas um jogo nesta temporada agora
estará disponível para defender o Botafogo-PB até o
final deste ano (Gabriel França / Náutico)
Líder do Campeonato Pernambucano, o Náutico acertou o empréstimo do atacante Kayon ao Botafogo-PB até o final da temporada. O atleta inclusive já teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, ficando imediatamente à disposição do técnico Bernardo Franco para estrear no Campeonato Paraibano.

Kayon não teve muitas oportunidades no Timbu, tendo disputado apenas um jogo nesta temporada.

Formado nas categoria de base do Náutico, Kayon foi usado no estadual e também na Série C, onde atuou em 20 jogos, com dois gols e uma assistência.

Mercado intenso com duas possíveis chegadas

Formado na base do Náutico, Leandro
Kauã foi emprestado ao Internacional
em 2025 (Gabriel França / Náutico)
A saída de Kayon deve ser compensada imediatamente pois o atacante Leandro Kauã deve reforçar o Timbu, após rescindir com o Internacional. Além do Náutico, o New York Red Bull também está disputando para contratar o jogador por empréstimo, mas ele deve acabar desembarcando no Recife ainda esta semana, lembrando que o clube só pode inscrever atletas para usar no Campeonato Pernambucano até a próxima sexta (30).

Léo Jance deve ser emprestado com
opção de compra ao Náutico
(Reprodução / Instagram)
Outro nome que deve chegar ao Alvirrubro é Léo Jance, lateral-esquerdo do Fluminense que deve ser emprestado ao Náutico por uma temporada. O atleta tem 20 anos e neste ano fez três partidas pelo elenco profissional. A posição é vista como uma prioridade de contratação pelo clube pernambucano, que tem Yuri Silva e Igor Fernandes, que também atua na zaga para o setor, além de Luiz Paulo, que se recupera de lesão. 

Além do Tricolor Carioca, Léo Jance já passou pelo São Paulo e Palmeiras.

Atleta Brejense é convocado para a Seleção Pernambucana do Agreste no Desafio Nordeste 2026 de Fut7

João Gabriel, apesar da idade, já se destaca em treinamentos e
competições, pelo seu empenho e dedicação (Acervo Pessoal)
A cidade de Brejo da Madre de Deus estará representada no Desafio Nordeste 2026 de Fut7, através do jovem atleta João Gabriel Marinho, que foi convocado para a Seleção Pernambucana do Agreste, na categoria Sub-10.

O Desafio Nordeste é uma das competições mais importantes da base no futebol nacional. 

O torneio será realizado entre os dias 1º e 5 de abril de 2026, na cidade de Natal (RN), e reunirá seleções de diversos estados do Nordeste, concentrando alguns dos principais talentos da região em uma competição de alto nível técnico e grande visibilidade.

Além do prestígio regional, o Desafio Nordeste tem um peso ainda maior: a seleção campeã garantirá vaga para representar o Brasil no Mundial de 2027, tornando a competição uma oportunidade especial na trajetória esportiva dos atletas convocados.

A convocação de João Gabriel foi realizada pelo treinador Mayron, que também será o comandante da equipe pernambucana durante a competição. O jovem atleta vem se destacando por seu desempenho, dedicação e evolução constante dentro de campo, chamando a atenção da comissão técnica e confirmando o potencial que já vinha sendo observado.

Para Brejo da Madre de Deus, a convocação representa motivo de orgulho e reforça a importância do investimento em projetos esportivos de base, que vão além da formação de atletas, contribuindo também para o desenvolvimento humano, social e educacional das crianças e adolescentes do município.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Marcelo Benevenuto é o novo zagueiro do Sport

Desde a última semana, Marcelo já
treinava com o elenco do seu novo
time, que aguarda para poder usá-lo
ainda no Campeonato Pernambucano
(Paulo Paiva / Sport)

O Sport segue se reforçando a visão da temporada, apesar de ter saído muito atrás na sua reformulação em comparação aos seus rivais. E nesta terça-feira (27) oficializou a contratação do zagueiro Marcelo Benevenuto, de 30 anos.

A contratação já era dada como certa, porém, o Leão ainda aguardava a rescisão contratual de Marcelo junto ao Fortaleza, que acabou acontecendo também nesta terça. O atleta já treina desde a última semana, com os demais jogadores do elenco Rubro-negro, no entanto, não podia ser anunciado de maneira oficial até ter a sua situação burocrática resolvida junto ao tricolor do Pici.

O contrato de Marcelo Benvenuto com o Sport tem duração até o final do campeonato brasileiro da Série B deste ano.

Pelo Fortaleza, foram 140 partidas, com cinco gols e duas assistências, além de quatro títulos, sendo um tricampeonato cearense (2021, 22 e 23) e a Copa do Nordeste de 2022, conquistada contra o Sport.

 Na zaga, ele terá como companheiros de posição Marcelo Ajul, Patrick, Felype Gabriel e Ramon, que curiosamente na última temporada, além do Sport, também defendeu a equipe rival do Fortaleza, o Ceará.

Grupos do Campeonato Regional da Moda são sorteados

Sorteio foi realizado no Teatro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe
e foi conduzido pelo jornalista Walter Miro (Kinho Prado / Secom)

Na noite desta segunda (26), foram definidos os grupos das três categorias do Campeonato Regional da Moda, campeonato que deve ser iniciado no dia 7 de fevereiro, na partida entre A Tropa e Grêmio de São Domingos. 

O Campeonato Regional da Moda, maior torneio de futebol amador do interior de Pernambuco e um dos maiores do Nordeste e neste ano terá 113 jogos, já contabilizada a fase de seletiva, encerrada na última semana, com as vagas conquistadas por Tottenham Pumas e Grêmio Oscarzão.

Na categoria Sub-18 serão 12 times brigando pelo título, eles serão divididos em três grupos com quatro times cada. Se classificam os dois melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados.

Na categoria Veteranos, serão 16 times, eles foram divididos em quatro grupos com quatro times cada e se classificam os dois melhores de cada grupo.

Já na principal categoria do campeonato, o Aberto, serão 24 times em busca do título, eles foram divididos em seis grupos com quatro times cada, onde se classificam os dois melhores de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados.

Confira os grupos:







Sport apresenta meia Carlos de Pena, jogador já está apto a entrar em campo

O atleta de 33 anos já está apto a entrar em campo pelo
Sport, ele já estava no Recife sendo integrado ao elenco
do Leão (Paulo Paiva / Sport)
O Sport confirmou nesta segunda (26) o meia-atacante Carlos de Pena, de 33 anos, como reforço para a temporada 2026.

O uruguaio, que estava livre no mercado após encerrar o contrato com o Coritiba em 2025, onde foi campeão brasileiro da Série B, já treinava com o elenco Rubro-Negro, no entanto, ainda faltava a oficialização do contrato. Pelo Coxa Branca, ele marcou um gol e distribuiu duas assistências, em 29 partidas.

No mesmo dia do anúncio, o nome de Carlos de Pena já foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ficando apto a entrar em campo imediatamente, apesar de que mesmo que seja relacionado para o jogo desta quarta (28) contra o Maguary, ele só deva ser usado com maior minutagem no clássico do próximo sábado, quando o Sport encara o Santa Cruz.

A princípio, Carlos de Pena deve disputar vaga com Max Alves, que foi titular nos jogos contra Decisão e Vitória das Tabocas, tendo sido substituído no intervalo neste último.

No futebol brasileiro, o meia já defendeu Internacional, Bahia e Coritiba. Fora do país, ele tem passagens pelo Dynamo Kyiv, da Ucrânia, Real Oviedo, da Espanha, Middlesbrough, da Inglaterra e Nacional do Uruguai, clube que o revelou para o futebol profissional.

Marcelo Cabo é demitido do Santa Cruz após goleada em clássico

Marcelo Cabo não resistiu ao início de temporada
pouco convincente e as duas últimas derrotas, para
Retrô e Náutico (Evelyn Victória / Santa Cruz) 
O técnico Marcelo Cabo não resistiu a mais uma derrota no Campeonato Pernambucano e acabou sendo demitido do Santa Cruz nesta segunda (26).

Após a goleada para o Náutico no último domingo por 4 x 0 na Arena de Pernambuco, Marcelo teria deixado o cargo à disposição, no entanto, imediatamente o CEO da SAF Tricolor, Pedro Henriques assegurou a permanência do profissional, porém, na tarde de ontem foi realizada uma reunião onde foi decidida a demissão do técnico.

No Santa Cruz, Marcelo Cabo teve 29 jogos, com 13 vitórias, 9 empates e 7 derrotas. No Pernambucano deste ano, foram cinco jogos com duas vitórias, um empate e duas derrotas, e mesmo nos dois jogos onde o time saiu de campo com os três pontos, as atuações contra Vitória das Tabocas (1 x 0) e Decisão (3 x 0), não agradaram o torcedor pela falta de intensidade, apesar de terem sido no início da temporada.

Em nota, o Santa Cruz agradeceu pelos serviços prestados, enfatizando o acesso para a Série C no ano passado.

Confira a nota:

“Presidente do Santa Cruz acerta saída de Marcelo Cabo. Em reunião realizada no final da manhã desta segunda-feira, o presidente Bruno Rodrigues acertou com o treinador a sua saída do comando da equipe coral, agradecendo o trabalho desenvolvido no Arruda e ressaltando a importância do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro para esta temporada; para o presidente, trata-se do encerramento de um ciclo, desejando todo o sucesso a Marcelo Cabo nos novos desafios de sua consolidada carreira.”


segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Como está o Campeonato Pernambucano até aqui

Nos últimos dias, em virtude da falta de patrocinadores no momento, o Blog precisou recalcular alguns dos nossos objetivos para o ano de 2026, no entanto, não devemos interromper nossas atividades. Voltando ao ritmo normal de produção de conteúdo próprio, um fator diferencial com relação a outros veículos do mesmo porte, produzimos um balanço parcial do Campeonato Pernambucano.

Nosso estadual está em andamento e após cinco rodadas, um time já está matematicamente classificado para as semifinais da competição e aguarda o desfecho praticamente de camarote. Confira até aqui como cada time chegou à quinta rodada e o que deve acontecer nas próximas duas.

Vinícius e Paulo Sérgio estão
brigando pela artilharia do
campeonato e garantem o
melhor ataque da
competição para o Timbu
(Rafael Vieira / Náutico)
O Náutico, único invicto da competição até aqui, é o time com mais gols marcados, 16, e a melhor defesa do estadual, com apenas um gol sofrido. Encaixado, com time apresentado desde o final do ano passado, o Timbu aparece como principal favorito ao título no momento e ainda tem o trunfo de ter goleado seus dois rivais por 4 x 0, o Santa Cruz neste domingo, na Arena de Pernambuco, em um resultado que deixou inclusive o técnico Marcelo Cabo sob ameaça no cargo. Com três dos quatro artilheiros do campeonato (Paulo Sérgio, Vinícius e Dodô), o Náutico antecipadamente já está nas semifinais e na Copa do Brasil de 2027. O Náutico ainda enfrenta Retrô e Vitória e é favorito para os dois confrontos.

Gustavo Coutinho voltou de empréstimo
do Coritiba no início da temporada e
deve ser um dos principais nomes do
ataque do Sport na temporada, ele já tem
um gol e teve um gol mal anulado, além de
boas participações nos dois jogos em que
esteve em campo (Paulo Paiva / Sport)
Outro natural postulante ao título é o Sport, atual campeão, que apesar do seu ano passado turbulento e que ainda reverbera em 2026 e provavelmente nos próximos anos, o Leão teve um início de campeonato melhor do que em 2025, onde o time sub-20 venceu uma partida e apesar da goleada contra o Náutico, o time deixou uma boa impressão a ponto de nove atletas terem sido promovidos para o time profissional. Com o time principal, apesar dos ajustes, o Sport venceu dois jogos (Decisão e Vitória), marcando oito gols e sem sofrer nenhum. Nas duas últimas partidas das fase, o Sport encara Maguary e Santa Cruz.
Aos 41 anos, Vagner Love está
na sua segunda temporada pelo
Retrô e é o principal nome do
time (Divulgação / Retrô)

Um time que apesar da terceira posição na competição no momento, está tendo um desempenho decepcionante, comparado aos últimos anos, onde foi um incômodo intruso entre os times do Trio de Ferro, se distanciando inclusive do desempenho dos outros times do Pernambucano e despontando como quarta força da competição, é o Retrô, que dos cinco jogos empatou dois, perdeu um, para o Sport e venceu Vitória e Santa Cruz. Rebaixado para a Série D após apenas um ano na Série C, o time tem Vagner Love como principal nome da temporada, ele tem dois gols no torneio e deve ser um dos líderes da Fênix de Camaragibe. O Retrô enfrenta nas duas últimas rodadas o Náutico e Decisão.

Willian Alves é o capitão
do Santa Cruz e um dos
pilares do sistema defensivo
(Evelyn Victória / Santa Cruz)

Quem também está em desempenho abaixo das expectativas é o Santa Cruz, que venceu dois jogos, empatou um e perdeu dois jogos, para Retrô e Náutico, sendo o último, uma goleada por 4 x 0 onde o time, principalmente no segundo tempo, foi inofensivo. Mesmo nas vitórias, contra Decisão e Vitória, a torcida ficou mais reticente com o desempenho, do que empolgada com o futuro da temporada. No meio de semana o time encara o Jaguar, de portões fechados, no Arruda, com desejo de ter um bom desempenho para chegar forte no Clássico das Multidões, contra o Sport, no próximo sábado (31). Apesar das oscilações até o momento, o Santa não deve ter dificuldades para garantir sua classificação para a segunda fase ou mesmo para a semifinal, a depender dos jogos desta semana.

O Decisão na quinta rodada protagonizou
um dos melhores jogos do Estadual, onde
após estar perdendo por 3 x 0, virou o
resultado para 4 x 3
(Michel Silva / Decisão)

Classificado para a Série D pela primeira vez em 2026, o Decisão, que este ano está sediado em Goiana, na Mata Norte, o time luta por duas carências este ano: identificação com a torcida local e entrosamento dentro de campo. Com derrotas diante do Trio de Ferro, o Decisão conquistou a vitória mais surpreendente da competição, por 4 x 3 de virada contra o Maguary, após estar perdendo por 3 x 0 e neste momento, estaria classificado para a segunda fase. O Caboclinho encara ainda o Vitória das Tabocas e o Retrô.

O Maguary deixou uma boa
impressão após a estreia
contra o Náutico, e empate
contra o Santa Cruz, mas
ainda não engrenou na
competição
(Pedro Paparazzi / Maguary)

Fechando o bloco dos times que estariam na segunda fase no momento, aparece o Maguary, que venceu apenas um jogo, contra o Vitória, empatou dois e perdeu outros dois. O time até o momento não consegue, nem de longe, igualar o desempenho do ano passado, o que preocupa para o decorrer de 2026, pois o time, além do Pernambucano, tem pela frente a Copa do Brasil, inclusive a partir das fases iniciais, e Série D, e caso o desempenho do momento não seja superado, o time pode perder uma base construída no ano passado. No início da competição, o Azulão teve pela frente duas partidas difíceis, contra Náutico e Santa Cruz, onde acabou perdendo uma e empatando outra, porém, logo em seguida, não conseguiu repetir as boas atuações contra outros times intermediários, ficando em sexto até a quinta rodada. O Maguary é o único time que deve receber adversários do Trio de Ferro em seu estádio, na próxima quarta recebe o Sport e ainda enfrentará o Jaguar.

O Jaguar é um dos
piores times do
campeonato, e não
consegue cativar a
torcida a ir até a
Arena de Pernambuco
acompanhar os jogos
(Fábio Case / Jaguar) 
Os dois últimos colocados do campeonato ainda não venceram, o Jaguar, que soma três pontos, conquistados em três empates, mesmo tirando pontos de Sport (na época o time sub-20) e Retrô, tem um desempenho pífio, sentindo muito pelo fato de mandar seus jogos na Arena de Pernambuco, que aliás, é um capítulo a parte, em breve iremos analisar este fato em texto e vídeo. Voltando ao Jaguar, este problema logístico deixa o time sem apoio do torcedor jaboatonense. Em campo, na primeira rodada, o time chegou a abrir vantagem duas vezes contra o Sport, que usou um time Sub-20 na ocasião, mas cedeu o empate em 2 x 2. Por outro lado, quando encarou o Náutico acabou sendo goleado, sem chance de reação. Nesta primeira fase, o time ainda joga contra o Santa Cruz, na próxima quarta-feira e encerra a participação contra o Maguary. 

Campeão da Série A2 do
ano passado, o Vitória das
Tabocas, não esboça
reação no campeonato
(Divulgação / FPF)
Oitavo colocado, com apenas um empate e quatro derrotas, o Vitória das Tabocas é sem sombra de dúvidas o pior time do Campeonato Pernambucano. O desempenho decepciona ainda mais, pois apesar de ter mantido uma base da equipe que foi campeã da Série A2, o time firmou uma parceria interessante com o Central, que está fornecendo alguns jogadores que devem ser usados também na Série D do Campeonato Brasileiro, no entanto, no Pernambucano, o Taboquito fez apenas um gol e sofreu 11. Matematicamente o Vitória tem chances de chegar na segunda fase, mas no momento, a briga mais possível do time é de escapar da "queda" para a primeira fase do estadual, pois na última rodada, a equipe encara o Náutico, antes, o time enfrenta o Decisão.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

SBT adquire direitos de transmissão da Copa do Nordeste pelo 9º ano consecutivo

Parceria entre o SBT e a Copa do Nordeste já dura
nove anos, com cobertura através das filiadas da
emissora na região (Divulgação / CBF)

Os torcedores que acompanham o maior campeonato regional do Brasil, pelo nono ano seguido assistirão os jogos da Copa do Nordeste em TV aberta pelo SBT.

O braço SBT Nordeste superou a Globo em negociação e terá a exclusividade da transmissão de jogos ao vivo no ano de 2026 através das filiadas de cada estado. O valor da negociação não foi revelado.

Ainda não foram fechados os contratos para o pay-per-view e streaming, que na última edição estavam firmados com a ESPN e Premiere (Grupo Globo), o sistema de transmissão de jogos por demanda da Globo poderá novamente estar presente nas transmissões do Nordestão, como forma de oferecer um produto a mais para os seus assinantes, que tiveram boa aceitação com a competição no ano passado.

A Copa do Nordeste de 2026 acontecerá entre os dias 25 de março e 7 de junho, o estado de Pernambuco será representado por Sport e Retrô, respectivamente campeão e vice do último estadual. 

No estado, a transmissão fica por conta da TV Jornal e TV Jornal Interior.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Independente e Tottenham/Pumas avançam na seletiva do Campeonato da Moda

Nesta fase, apenas times de Santa Cruz do Capibaribe participam, iniciativa
garantiu mais três datas à competição (LVD Fotografia / Cortesia)

Começou nesta terça (13) a seletiva do Campeonato Regional da Moda, onde oito times de Santa Cruz do Capibaribe disputam duas vagas na fase de grupos do maior torneio de futebol amador do interior de Pernambuco.

Nos confrontos de ontem, Independente Oscarzão e Tottenham/Pumas levaram a melhor e agora disputarão uma das vagas no próximo sábado (17).

No primeiro jogo da noite, Meninos da Vila e Independente Oscarzão fizeram um confronto marcado pelo equilíbrio, que acabou empatado em 1 x 1 no tempo normal, na disputa por pênaltis, o Independente levou a melhor e venceu por 5 x 4.

O segundo jogo da noite foi decidido no tempo normal, e o Tottenham/Pumas foi superior, vencendo a Seleção do Santo Agostinho pelo placar de 3 x 1.

As duas equipes vencedoras voltam a campo no próximo sábado, às 15h, quem vencer estará na fase de grupos.

Nesta quarta a fase preliminar da competição continua, o Polis Pacas encara o Salgueiro às 19h, enquanto o Grêmio Oscarzão joga diante do Jaçanã, às 20h45, os jogos acontecem no Campo Municipal Ary Barbosa, com entrada franca.

Vitória e Jaguar abrem segunda rodada do Pernambucano com empate e ambos seguem sem vencer no estadual

Confronto na Arena de Pernambuco foi marcado pela igualdade e gols
aconteceram ainda no início do primeiro tempo (Rafael Melo / FPF) 

A segunda rodada do Campeonato Pernambucano foi aberta nesta terça (13), com o duelo entre Vitória das Tabocas x Jaguar, na Arena de Pernambuco, terminado em 1 x 1.

O Taboquito acabou somando seu primeiro ponto na competição, já que na primeira rodada havia perdido para o Retrô, já o Jaguar voltou a empatar. Assim como na estreia, quando abriu vantagem duas vezes, mas cedeu empate ao Sport, o time saiu na frente, mas não segurou a vantagem.

O gol do Jaguar saiu aos oito minutos, quando Paulo Miranda aproveitou uma sobra de bola na área e marcou. Aliás, este é o segundo gol de Paulo Miranda no Pernambucano, que está na artilharia da competição, ao lado de Paulo Sérgio, do Náutico.

A resposta do Vitória aconteceu aos 12 minutos, através dos pés de Pedro Maycon. O artilheiro do último estadual marcou seu primeiro gol no Pernambucano 2026 e decretou aquele que seria o placar final.

Na sequência do estadual, o Jaguar joga no sábado (17), diante do Decisão, às 16h, o jogo será no SESC Goiana. O Vitória joga também no sábado, às 17h, contra o Santa Cruz, na Arena de Pernambuco.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Santa Cruz se prepara para fazer único jogo fora da capital e Arena de Pernambuco no turno

Jogadores do Santa Cruz comemoram após gol
na boa estreia do time no Pernambucano, agora,
o desafio será em Bonito, diante do Maguary
(Evelyn Victória / Santa Cruz)

O Santa Cruz foi o último time do chamado Trio de Ferro a entrar em campo na primeira rodada do Campeonato Pernambucano e fará seu o único a jogo fora da capital (ou Arena de P issoernambuco) no turno nesta quarta (14), diante do Maguary, no Estádio Arthur Tavares, em Bonito.

O time de Marcelo Cabo, que decidiu a partida do último domingo ainda no primeiro tempo, quando venceu o Decisão por 3 x 0 com gols de Renato, Quirino e Patrick Allan, visivelmente optou por diminuir o ritmo na etapa final e aproveitar para evitar lesões, uma vez que jogará no único estádio sem o padrão da qualidade costumeira dos estádios da capital e Arena de Pernambuco, apesar disso não ser um critério sempre fiel quando se fala de qualidade de campo de jogo.

O técnico do Santa, Marcelo Cabo, valorizou a vitória, mesmo dizendo que ainda pretende fazer pedido de novas peças para qualificar seu elenco ao longo da temporada. Em 2026, além do estadual, o Santa jogará a Copa do Brasil e tem como principal objetivo do ano, a disputa do Brasileirão Série C.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Jaguar abre vantagem duas vezes, mas cede empate ao Sport no Pernambucano

Meninos da base do Sport começaram o ano representando
o time principal e conquistaram empate mesmo estando duas
vezes atrás do placar contra o Jaguar (Paulo Paiva / Sport)
Assim como no ano passado, o Sport iniciou o Campeonato Pernambucano com o time Sub-20, e assim como no ano passado, o time empatou, desta vez com o Jaguar, em 2 x 2, estando duas vezes atrás no placar.

O time representante de Jaboatão dos Guararapes, que pelo segundo ano joga a elite do futebol estadual, marcou com Edson Pernambuco e Paulo Miranda, enquanto Felype Gabriel e Lipão fizeram os gols do Sport.

No primeiro tempo, o Jaguar foi superior e abriu o placar aos 13 minutos, após uma sequência de lances pressionando no ataque, com Edson Pernambuco.

O empate do Sport aconteceu apenas aos 38 minutos, após uma confusão na área do Jaguar, Felype Gabriel apareceu e estufou as redes no alto.

O Jaguar novamente abriu vantagem com Paulo Miranda, que aos 41 minutos, apareceu sozinho na área e de cabeça, fez 2 x 1.

Na volta do intervalo, o Sport apareceu melhor, chegando com mais volume e aos sete minutos, Lipão recebeu cruzamento e cabeceou bem, para fazer 2 x 2.

No decorrer da partida o ritmo caiu e o placar não foi mais alterado.

Nesta terça (13), o Jaguar enfrenta o Vitória das Tabocas, na Arena de Pernambuco, às 20h. Na quarta (14), o Sport faz sua primeira partida no ano na Ilha do Retiro, quando recebe o Retrô, às 21h30.

Náutico inicia caminhada no Campeonato Pernambucano com vitória sobre o Maguary

Um dos grandes nomes do Náutico nos últimos anos, Paulo Sérgio
iniciou 2026 garantindo mais uma vitória para o Timbu, que volta suas
atenções para o estadual no começo do ano (Reprodução / Instagram)

A temporada começou de maneira positiva para o Náutico, que logo na estreia do Campeonato Pernambucano, se impôs e venceu o Maguary por 2 x 0, com dois gols de Paulo Sérgio.

Além de fazer o dever de casa, o Timbu superou um dos melhores times do interior, que em 2026 terá um interessante calendário nacional.

Apesar do primeiro tempo com necessidade de ajustes, o Náutico não deixou o Maguary crescer, apesar do Azulão ter conseguido colocar uma bola na trave, e na volta do intervalo, liquidou a partida.

No segundo tempo, aos 12 minutos, Jonas Toró cruzou na área e Paulo Sérgio apareceu bem posicionado, cabeceou e encobriu o goleiro Juliano.

O segundo gol aconteceu minutos depois, aos 15, quando Vinícius chutou, a bola desviou nos pés do artilheiro da noite, que ainda conseguiu dominar e bater firme para fazer 2 x 0.

Na próxima quarta-feira (14), o Náutico vai até Goiana, enfrentar o Decisão no Estádio José Dionísio do Carmo, às 16h. Também na quarta, o Maguary recebe o Santa Cruz, às 15h, no Estádio Arthur Tavares de Melo.

sábado, 10 de janeiro de 2026

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lança o edital do Bolsa Atleta Municipal 2026, com 43 vagas em disputa

Miguel Rubenildo, atleta de jiu-jitsu, foi um dos
contemplados no Bolsa Atleta 2025, na categoria
internacional (Acervo do Blog)

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lança nesta sexta-feira (9) o edital do Programa Bolsa Atleta Municipal, considerado o maior projeto de incentivo aos esportistas do interior. O documento estará disponível no site oficial do município e contempla 43 vagas distribuídas em três categorias, com investimento total de R$ 246.400, pagos entre os meses de fevereiro e dezembro.

De acordo com o secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Gabriel Pontes, o programa é fundamental para garantir melhores condições de preparação aos atletas do município. “O Bolsa Atleta é um suporte direto para que nossos esportistas possam se dedicar aos treinos, às competições e sua evolução técnica. Esse incentivo faz a diferença na preparação e no desempenho, permitindo que Santa Cruz do Capibaribe continue bem representada nas mais diversas modalidades”, destacou o secretário.

Na categoria Regional/Estudantil, serão ofertadas 23 vagas (três a mais em relação ao ano passado) com valor mensal de R$ 400 por atleta. A categoria Nacional contará com 14 vagas, no valor de R$ 600 mensais, enquanto a categoria Internacional disponibilizará seis vagas, com bolsa mensal de R$ 800.

Para participar, os atletas devem possuir conta no Banco do Brasil ou apresentar chave Pix vinculada ao CPF, que será utilizada para o recebimento da bolsa.

Para fins de avaliação, serão consideradas exclusivamente competições realizadas no ano de 2025, conforme critérios estabelecidos no edital.

As inscrições acontecem de forma exclusivamente digital, no período de 19 a 25 de janeiro, mediante envio da documentação exigida no edital. A análise dos dados fornecidos será realizada entre os dias 26 e 29 do mês, com divulgação do resultado preliminar no dia 30.

O prazo para interposição de recursos será no dia 2 de fevereiro, com análise subsequente. A homologação final dos contemplados está prevista para o dia 5, e a assinatura dos termos ocorrerá no dia 6 de fevereiro.

Para o prefeito Helinho Aragão, a continuidade do programa reafirma o sucesso da iniciativa e o compromisso da gestão com o esporte. “O Bolsa Atleta já se consolidou como um projeto de sucesso em Santa Cruz do Capibaribe. Garantir mais um ano desse incentivo é investir nos nossos atletas, no esporte e no nome da cidade, que vem sendo levado a competições regionais, nacionais e até internacionais”, afirmou o prefeito.

Retrô faz 4 x 0 no Vitória das Tabocas e larga bem no Pernambucano 2026

 Diogo Guerra, filho do presidente do Retrô, foi autor de um
dos gols do time na estreia do estadual, onde a Fênix largou bem,
na frente dos seus rivais (Savyo Miguel / Retrô)

Começou o Campeonato Pernambucano e um dos times que nos últimos anos foi um "intruso" entre os favoritos, sendo presença constante em semifinais e finais, largou na frente, o Retrô, atual vice-campeão pernambucano, não tomou conhecimento sobre o Vitória das Tabocas, atual campeão da Série A2, e fez 4 x 0.

A goleada foi construída com dois gols em cada tempo, diante de um nervoso Vitória, que precisará se encontrar ao longo da competição.

O primeiro gol do jogo foi de Luiz Beserra, em jogada construída pelo lado direito do ataque, ele recebeu cruzamento, trombou com a defesa do Taboquito e conseguiu empurrar para o gol aos 30 minutos.

Após abrir o marcador, a Fênix não aliviou o ritmo, se manteve no ataque em duas chegadas com Vagner Love, na segunda, ele bateu, a bola desviou na defesa e aos 37 minutos fez 2 x 0.

O terceiro gol foi de Diego Guerra, já na etapa final, aos 21 minutos, ele recebeu passe sozinho a área e bateu cruzado para ampliar.

Quem deu números finais foi Ericson, aos 24 do segundo tempo, ele invadiu a área, ameaçou o chute e quando o goleiro Felipe Carneiro caiu para a direita, ele bateu no contrapé para fazer 4 x 0.

O próximo duelo do Retrô será na quarta (14), quando às 21h30 o time encara o Sport na Ilha do Retiro, em uma reedição da última final do Pernambucano.

O Vitória das Tabocas tem seu próximo compromisso na terça (13), diante do Jaguar, às 20h, também na Arena de Pernambuco.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Santa Cruz perde para o Defensa y Justicia em último amistoso antes da estreia na temporada

O técnico Marcelo Cabo fez ajustes no time
em busca de encontrar o alinhamento ideal,
pensando nos desafios da temporada
(Evelyn Victória / Santa Cruz)

O encerramento da fase de preparação do Santa Cruz para a temporada 2026, foi com um resultado adverso no estádio do Arruda, por 1 x 0, diante do Defensa y Justicia, da Argentina.

Na partida, realizada na tarde de ontem (8), o jogo foi equilibrado, com o clube argentino mostrando um entrosamento maior e mais qualidade técnica.

O gol do Defensa y Justicia surgiu em uma jogada construída por um jogador ex-Sport. Lenny Lobato bateu de longe, o goleiro Felipe Alves deu rebote e Fernández apareceu livre para escorar para o gol.

A melhor chance do Santa foi aos 34 minutos, quando Willian Júnior bateu colocado de fora da área, a bola acertou o travessão e foi para fora.

A baixa do Santa no confronto foi o zagueiro Ianson, que deixou o campo lesionado e é desfalque certo para a estreia do time no Pernambucano.

O próximo jogo do Santa será no domingo (11), diante do Decisão, na Arena de Pernambuco, às 18h, pelo Campeonato Pernambucano.

Pronto para a estreia, Náutico têm nome de atletas publicados no BID

Jogadores do Náutico encerrando treinamento antes da estreia no Campeonato
Pernambucano, contra o Maguary (Rafael Vieira / Náutico) 

O Boletim Informativo Diário da CBF (BID) trouxe na sua última edição, na noite de ontem (8), a regularização dos reforços do Náutico, que ficam à disposição dos técnicos Hélio e Guilherme dos Anjos para a estreia contra o Maguary, às 20h30, no Estádio dos Aflitos.

Ao longo da pré-temporada, o clube teve a chegada de seus reforços de maneira contínua, porém, a regularização ainda estava pendente, apenas o meia-atacante Juninho não teve seu nome publicado no BID.

Juninho sofreu uma lesão no final da temporada passada e passará por uma artroscopia.

Foram publicados no Boletim os nomes de Arnaldo, Auremir, Felipe Redaelli, Felipe Saraiva, Gastón Guruceaga, Junior Todinho, Igor Fernandes, Jonas Toró, Léo Honório, Luiz Felipe, Mateus Silva, Muriel, Paulo Sérgio, Ramon, Reginaldo, Dodô, Wanderson, Wenderson e Yuri.

Santa Cruz oficializa contratação do atacante Matheus Régis, ex-São Bernardo

No Campeonato Paulista do ano passado, Matheus Régis
defendeu o Guarani (Raphael Silvestre / Guarani)

Na tarde de ontem (8), o Santa Cruz anunciou a contratação do atacante Matheus Régis. O jogador, que já treinava com o elenco Tricolor, ainda dependia de um destrave contratual com o São Bernardo-SP.

Além do São Bernardo, ele acumula passagens por Guarani, Atlético-GO, Botafogo-SP e Ponte Preta.

O atleta é ponta de origem e na última temporada fez 18 partidas na Série B pelo Botafogo-SP, sendo quatro como titular. No início da temporada 2025, foram cinco jogos pelo Guarani, sendo três como titular.

Lucas Lima rejeita propostas de redução salarial e deve deixar o Sport

Com a camisa do Sport, Lucas conquistou os títulos pernambucanos
de 2024 e 2025 (Paulo Paiva / Sport)

O meia Lucas Lima não deve seguir defendendo o Sport nesta temporada. O clube pernambucano, que negociava uma redução salarial com o atleta há semanas, apesar de ter conseguido chegar a um valor próximo do pretendido pelo atleta, não deve continuar contando com seu camisa 10 dos últimos anos.

Lucas teria optado por rejeitar a proposta, frustrando as expectativas da diretoria e da torcida. Com propostas do Goiás e do Remo, a permanência do atleta era apontada como prioridade pelo comando executivo do clube, porém, a decisão da saída partiu do jogador.

A diretoria do Sport ainda tentará fazer uma última proposta, apesar de que já seja considerada remota a possibilidade de permanência, indicando assim, o final da segunda passagem de Lucas Lima pela Ilha do Retiro.

Na primeira passagem dele, em 2013, o atleta disputou 53 jogos, marcou nove gols e deu seis assistências, sendo importante na campanha do acesso para a Série A.

Em 2024, novamente com o Sport na Série B, Lucas foi importante, com 53 jogos, três gols e 11 assistências. No ano passado, apesar da terrível temporada Leonina, Lucas ainda entrou em campo 48 vezes, marcando cinco gols e contribuindo com dez assistências. 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Santa Cruz x Defensa y Justicia na Arena de Pernambuco é cancelado, jogo entre os times será no Arruda, sem torcida

Antes previsto para a Arena de Pernambuco, amistoso entre
Santa Cruz x Defensa y Justicia será no Arruda, só que sem
a presença da torcida (Rafael Melo / Santa Cruz)

A administração da Arena de Pernambuco anunciou ontem (7) a suspensão do amistoso entre Santa Cruz x Defensa y Justicia pela Vitória Cup, nesta quinta-feira às 20h30, por questões contratuais.

Posteriormente, a organização do evento confirmou o cancelamento.

Para o jogo já haviam sido vendidos mais de 12 mil ingressos, de acordo com a Vitória Cup, os valores serão estornados de maneira integral em até 10 dias úteis.

No entanto, o Tricolor e o time argentino entrarão em campo nesta quinta, às 16h, no estádio do Arruda.

O jogo não terá presença da torcida, mas terá a possibilidade de acesso da imprensa e transmissão da TV Coral, canal oficial do clube no YouTube.

O Defensa y Justicia já está em Pernambuco desde ontem e treinou normalmente já no Arruda.

Esta não é a primeira vez que um jogo da Vitória Cup é cancelado, no ano passado, o jogo entre Vasco e Montevideo Wanderers-URU, que aconteceria na Arena das Dunas, em Natal (RN), também foi cancelado na véspera. Na ocasião, obrigações contratuais não teriam sido cumpridas por parte da organização do torneio.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Executivo de futebol do Sport apresenta débito do clube e prevê ano de cenário econômico difícil

Ítalo Rodrigues, executivo de futebol do Sport em entrevista coletiva onde
apresentou cenário econômico adverso (Paulo Paiva / Sport)

O Sport convocou a imprensa para uma coletiva de imprensa nesta terça (6), onde o executivo de futebol Ítalo Rodrigues apresentou um cenário complicado com dívidas acumuladas no ano passado e uma folha salarial de valor elevado para a realidade financeira do clube.

Após fechar a última temporada com uma folha salarial de R$ 6,2 milhões apenas com o elenco profissional, o clube reduziu o valor para R$ 4,5 milhões após afastamento e saída de alguns atletas, no entanto, de acordo com Ítalo Rodrigues, no momento, o Sport consegue arcar efetivamente com R$ 2 milhões por mês, o que reforça a necessidade de ajustes constantes e negociações internas.

Por causa desse contexto, o Leão está adotando uma postura cautelosa e buscando atletas de salários menores do que o praticado nos últimos anos. Para se ter ideia, das últimas temporadas, a menor folha salarial foi no ano de 2023, quando o clube trabalhava com aproximadamente R$ 3,2 milhões mensais.

Ítalo Rodrigues apresentou um débito atualizado de aproximadamente R$ 51 milhões, sendo 27 milhões remanescentes, referentes a compras de atletas não quitadas e 24 milhões de reais em salários atrasados.

O ex-presidente do clube, Yuri Romão, se manifestou através de uma nota, onde informou que os números apresentados seriam "inflacionados e fantasiosos".

Matheus Souto Maior, presidente do Sport Club do Recife, informou que até a próxima sexta-feira (9) apresentará o balanço geral de como foi que ele recebeu as finanças do clube.

Santa Cruz usará "camisas tampão" produzidas por marca própria, antes de lançamento oficial da Reebok

Uniformes que devem ser usados pelo Santa Cruz no início da
temporada, tem modelo e escudo retrô (Divulgação / Santa Cruz)

O Santa Cruz entra em campo amanhã em amistoso pela Vitória Cup contra o Defensa y Justicia, da Argentina e para esta partida, uma das grandes expectativas da torcida estava no lançamento do novo material do Tricolor, com sua nova fornecedora de material esportivo, a norte-americana Reebok.

No entanto, o clube informou que imediatamente, o Santa Cruz não usará materiais da nova fornecedora no time que entrará em campo nessa partida, apenas para a comissão técnica, staff, material de aquecimento e treino.

Em nota divulgada na última semana o Santa Cruz explicou que as novas camisas serão usadas a partir de fevereiro, para garantir o fornecimento das camisas em pontos oficiais de comercialização e com objetivo de combater a pirataria.

Até o lançamento, o Santa Cruz usará uniformes de modelo retrô, com escudo usado pelo clube até a década de 1980 e estilo clássico, com gola em V, e produzido pela sua marca própria a Cobra Coral.

A camisa titular é branca e traz as faixas horizontais no peito e punhos tricolores. Já a camisa reserva é listrada em vermelho e preto, com as listras intercaladas por linhas brancas, cor também vista na gola V e nos punhos. 

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Campeonato Pernambucano começa neste final de semana, veja onde assistir os jogos da primeira rodada

Bola usada no Campeonato Pernambucano também estará em outros estaduais
como o goiano e o candango (Reprodução / Instagram)

A bola vai rolar para um dos principais campeonatos estaduais do Brasil, o Campeonato Pernambucano, que em 2026 terá a participação de oito times e oferecerá, além do título, vagas na Copa do Nordeste, Brasileirão Série D e Copa do Brasil.

O torneio será disputado em 11 datas e já a partir da próxima sexta (9), acontecerão partidas, já que quatro dos oito participantes devem usar a Arena de Pernambuco como estádio principal ou opção para mandar seus jogos.

Este ano, o Campeonato Pernambucano terá jogos transmitidos pela Globo Nordeste na TV aberta, e através do YouTube, com os canais GOAT e FPF TV, garantindo praticamente a totalidade da transmissão de partidas do estadual.

O primeiro jogo do Pernambucano será o duelo entre o atual vice-campeão e o campeão da Série A2 do ano passado. Retrô e Vitória das Tabocas se enfrentam na sexta na Arena de Pernambuco, às 18h30, com transmissão do GOAT e FPF TV.

No mesmo dia, às 20h30, um dos times do Trio de Ferro já estreia no campeonato, o Náutico recebe o Maguary, nos Aflitos, com transmissão no canal GOAT.

No sábado (10), a bola rola na Arena de Pernambuco às 17h, para Jaguar x Sport, com transmissão do canal GOAT. Neste jogo, o atual campeão estadual deve utilizar seu time Sub-20, assim como na última edição do campeonato.

No domingo (11), a rodada será finalizada com o duelo Santa Cruz x Decisão, na Arena de Pernambuco. Em 2026, o Tricolor não irá usar o estádio José do Rego Maciel (Arruda), que está em reformas, o jogo também tem transmissão do canal GOAT.

O primeiro jogo com transmissão da Globo Nordeste será a reedição da última final, Sport x Retrô, na quarta-feira (14), às 21h30, reestreando a faixa de horário que há muitos anos não era usada pelo canal para a transmissão dos jogos do estadual.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Rodrigo Atencio pretende voltar ao futebol argentino, Platense e Newell's Old Boys são possíveis destinos

Entre os possíveis destinos de Atencio estão o Platense, que já teria uma
proposta formal apresentada ao Sport e o Newell's Old Boys, clube do
coração do jogador e que no ano passado teria tentado adquirir Atencio
por empréstimo (Paulo Paiva / Sport)

O Sport segue em processo de reformulação do seu elenco visando a temporada 2026, com um orçamento bem mais apertado do que teve em 2025 e deve nos próximos dias oficializar a saída de Rodrigo Atencio, que tem contrato com o clube até 2029.

O meia de 23 anos, que chegou ao Leão no ano passado e teve dificuldades para se firmar no clube pernambucano, não esconde o desejo de voltar ao futebol do seu país.

No ano passado, ele fez 26 partidas com a camisa Rubro-negra, sendo 19 pelo Brasileirão, uma pela Copa do Brasil, três pelo pernambucano e três pela Copa do Nordeste, Atencio marcou três gols.

Pretendido por dois clubes do país, Platense, que disputará a próxima Libertadores e Newell's Old Boys, seu clube do coração, Na última semana, o meia concedeu uma entrevista à Rádio 2, de Rosário, dizendo que não deve permanecer no Sport.

"Sou do Sport Recife. Ainda tenho contrato com o clube e, bem, ainda tenho alguns anos. Mas, agora, também existe a possibilidade de sair por empréstimo. Isso é bom, agora o clube está mais acessível. Da última vez que houve uma tentativa de ir para o Newell's, conversei com a antiga diretoria, mas foi um pouco difícil porque estávamos jogando o Brasileirão e o Sport não queria me liberar, mas agora estão um pouco mais abertos a isso", disse.