segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Como está o Campeonato Pernambucano até aqui

Nos últimos dias, em virtude da falta de patrocinadores no momento, o Blog precisou recalcular alguns dos nossos objetivos para o ano de 2026, no entanto, não devemos interromper nossas atividades. Voltando ao ritmo normal de produção de conteúdo próprio, um fator diferencial com relação a outros veículos do mesmo porte, produzimos um balanço parcial do Campeonato Pernambucano.

Nosso estadual está em andamento e após cinco rodadas, um time já está matematicamente classificado para as semifinais da competição e aguarda o desfecho praticamente de camarote. Confira até aqui como cada time chegou à quinta rodada e o que deve acontecer nas próximas duas.

Vinícius e Paulo Sérgio estão
brigando pela artilharia do
campeonato e garantem o
melhor ataque da
competição para o Timbu
(Rafael Vieira / Náutico)
O Náutico, único invicto da competição até aqui, é o time com mais gols marcados, 16, e a melhor defesa do estadual, com apenas um gol sofrido. Encaixado, com time apresentado desde o final do ano passado, o Timbu aparece como principal favorito ao título no momento e ainda tem o trunfo de ter goleado seus dois rivais por 4 x 0, o Santa Cruz neste domingo, na Arena de Pernambuco, em um resultado que deixou inclusive o técnico Marcelo Cabo sob ameaça no cargo. Com três dos quatro artilheiros do campeonato (Paulo Sérgio, Vinícius e Dodô), o Náutico antecipadamente já está nas semifinais e na Copa do Brasil de 2027. O Náutico ainda enfrenta Retrô e Vitória e é favorito para os dois confrontos.

Gustavo Coutinho voltou de empréstimo
do Coritiba no início da temporada e
deve ser um dos principais nomes do
ataque do Sport na temporada, ele já tem
um gol e teve um gol mal anulado, além de
boas participações nos dois jogos em que
esteve em campo (Paulo Paiva / Sport)
Outro natural postulante ao título é o Sport, atual campeão, que apesar do seu ano passado turbulento e que ainda reverbera em 2026 e provavelmente nos próximos anos, o Leão teve um início de campeonato melhor do que em 2025, onde o time sub-20 venceu uma partida e apesar da goleada contra o Náutico, o time deixou uma boa impressão a ponto de nove atletas terem sido promovidos para o time profissional. Com o time principal, apesar dos ajustes, o Sport venceu dois jogos (Decisão e Vitória), marcando oito gols e sem sofrer nenhum. Nas duas últimas partidas das fase, o Sport encara Maguary e Santa Cruz.
Aos 41 anos, Vagner Love está
na sua segunda temporada pelo
Retrô e é o principal nome do
time (Divulgação / Retrô)

Um time que apesar da terceira posição na competição no momento, está tendo um desempenho decepcionante, comparado aos últimos anos, onde foi um incômodo intruso entre os times do Trio de Ferro, se distanciando inclusive do desempenho dos outros times do Pernambucano e despontando como quarta força da competição, é o Retrô, que dos cinco jogos empatou dois, perdeu um, para o Sport e venceu Vitória e Santa Cruz. Rebaixado para a Série D após apenas um ano na Série C, o time tem Vagner Love como principal nome da temporada, ele tem dois gols no torneio e deve ser um dos líderes da Fênix de Camaragibe. O Retrô enfrenta nas duas últimas rodadas o Náutico e Decisão.

Willian Alves é o capitão
do Santa Cruz e um dos
pilares do sistema defensivo
(Evelyn Victória / Santa Cruz)

Quem também está em desempenho abaixo das expectativas é o Santa Cruz, que venceu dois jogos, empatou um e perdeu dois jogos, para Retrô e Náutico, sendo o último, uma goleada por 4 x 0 onde o time, principalmente no segundo tempo, foi inofensivo. Mesmo nas vitórias, contra Decisão e Vitória, a torcida ficou mais reticente com o desempenho, do que empolgada com o futuro da temporada. No meio de semana o time encara o Jaguar, de portões fechados, no Arruda, com desejo de ter um bom desempenho para chegar forte no Clássico das Multidões, contra o Sport, no próximo sábado (31). Apesar das oscilações até o momento, o Santa não deve ter dificuldades para garantir sua classificação para a segunda fase ou mesmo para a semifinal, a depender dos jogos desta semana.

O Decisão na quinta rodada protagonizou
um dos melhores jogos do Estadual, onde
após estar perdendo por 3 x 0, virou o
resultado para 4 x 3
(Michel Silva / Decisão)

Classificado para a Série D pela primeira vez em 2026, o Decisão, que este ano está sediado em Goiana, na Mata Norte, o time luta por duas carências este ano: identificação com a torcida local e entrosamento dentro de campo. Com derrotas diante do Trio de Ferro, o Decisão conquistou a vitória mais surpreendente da competição, por 4 x 3 de virada contra o Maguary, após estar perdendo por 3 x 0 e neste momento, estaria classificado para a segunda fase. O Caboclinho encara ainda o Vitória das Tabocas e o Retrô.

O Maguary deixou uma boa
impressão após a estreia
contra o Náutico, e empate
contra o Santa Cruz, mas
ainda não engrenou na
competição
(Pedro Paparazzi / Maguary)

Fechando o bloco dos times que estariam na segunda fase no momento, aparece o Maguary, que venceu apenas um jogo, contra o Vitória, empatou dois e perdeu outros dois. O time até o momento não consegue, nem de longe, igualar o desempenho do ano passado, o que preocupa para o decorrer de 2026, pois o time, além do Pernambucano, tem pela frente a Copa do Brasil, inclusive a partir das fases iniciais, e Série D, e caso o desempenho do momento não seja superado, o time pode perder uma base construída no ano passado. No início da competição, o Azulão teve pela frente duas partidas difíceis, contra Náutico e Santa Cruz, onde acabou perdendo uma e empatando outra, porém, logo em seguida, não conseguiu repetir as boas atuações contra outros times intermediários, ficando em sexto até a quinta rodada. O Maguary é o único time que deve receber adversários do Trio de Ferro em seu estádio, na próxima quarta recebe o Sport e ainda enfrentará o Jaguar.

O Jaguar é um dos
piores times do
campeonato, e não
consegue cativar a
torcida a ir até a
Arena de Pernambuco
acompanhar os jogos
(Fábio Case / Jaguar) 
Os dois últimos colocados do campeonato ainda não venceram, o Jaguar, que soma três pontos, conquistados em três empates, mesmo tirando pontos de Sport (na época o time sub-20) e Retrô, tem um desempenho pífio, sentindo muito pelo fato de mandar seus jogos na Arena de Pernambuco, que aliás, é um capítulo a parte, em breve iremos analisar este fato em texto e vídeo. Voltando ao Jaguar, este problema logístico deixa o time sem apoio do torcedor jaboatonense. Em campo, na primeira rodada, o time chegou a abrir vantagem duas vezes contra o Sport, que usou um time Sub-20 na ocasião, mas cedeu o empate em 2 x 2. Por outro lado, quando encarou o Náutico acabou sendo goleado, sem chance de reação. Nesta primeira fase, o time ainda joga contra o Santa Cruz, na próxima quarta-feira e encerra a participação contra o Maguary. 

Campeão da Série A2 do
ano passado, o Vitória das
Tabocas, não esboça
reação no campeonato
(Divulgação / FPF)
Oitavo colocado, com apenas um empate e quatro derrotas, o Vitória das Tabocas é sem sombra de dúvidas o pior time do Campeonato Pernambucano. O desempenho decepciona ainda mais, pois apesar de ter mantido uma base da equipe que foi campeã da Série A2, o time firmou uma parceria interessante com o Central, que está fornecendo alguns jogadores que devem ser usados também na Série D do Campeonato Brasileiro, no entanto, no Pernambucano, o Taboquito fez apenas um gol e sofreu 11. Matematicamente o Vitória tem chances de chegar na segunda fase, mas no momento, a briga mais possível do time é de escapar da "queda" para a primeira fase do estadual, pois na última rodada, a equipe encara o Náutico, antes, o time enfrenta o Decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário