sexta-feira, 4 de abril de 2025

Federação Pernambucana de Futebol celebra números do estadual 2025

Troféu alusivo aos 110 anos do Campeonato Pernambucano
foi entregue esse ano ao campeão (Rafael Vieira / FPF)

Terminou na última quarta (2) o Campeonato Pernambucano 2025. No último jogo da competição, mais de 24 mil torcedores estiveram na Ilha do Retiro, para assistir o jogo entre Sport x Retrô, onde apesar da vitória da Fênix no tempo normal, o Leão acabou levantando seu 45º troféu de campeão, em um tricampeonato consecutivo.

A Federação Pernambucana de Futebol divulgou os números da competição, para ressaltar sua importância no cenário nacional. Em 2025, foi a 110ª edição do Campeonato Pernambucano.

Sport comemorou o 45º título estadual,
sendo tricampeão de maneira consecutiva,
e neste tri, em duas vezes o Leão venceu o
Retrô na final (Reprodução / Instagram)
A média de público do campeonato foi de 6.902 torcedores por partida, o que ocasionou uma renda total de R$ 9.509.108,95 (nove milhões, quinhentos e nove mil, cento e oito reais e noventa e cinco centavos). O maior público aconteceu no segundo jogo das semifinais, entre Santa Cruz x Sport, quando 30.025 espectadores assistiram a vitória leonina por 1 x 0. 

"O Campeonato Pernambucano deste ano reafirmou a força do nosso futebol, proporcionando grandes jogos e revelando talentos. [...] Agradeço aos nossos parceiros pelo apoio fundamental e, especialmente, a todos os colaboradores da FPF, que se dedicaram incansavelmente para o sucesso da competição", afirmou o Presidente da FPF, Evandro Carvalho. 

Em 53 partidas disputadas, os mandantes se sobressaíram, com 26 vitórias, houve 15 empates e os visitantes venceram apenas 12 vezes. Os placares que mais se repetiram foram 1 x 1, 1 x 0 e 2 x 1, sendo curiosamente 11 vezes cada. Em 52 jogos, apenas quatro vezes o placar foi de 0 x 0.

Com seis gols, Pedro Maycon foi o
artilheiro do campeonato, seguido de
Héricles, também do Maguary, que marcou
cinco vezes, assim como Pablo e Gonçalo
Paciência, do Sport (Ires Santos / Jaguar)

No total, foram 125 gols marcados, uma média de 2,36 por partida. O artilheiro da competição foi de um time debutante no campeonato, Pedro Maycon, do Jaguar, que balançou as redes em seis oportunidades. O jogador de 30 anos também foi artilheiro da Série A2 do estadual e recentemente foi contratado pelo Sergipe, que disputará o Campeonato Brasileiro da Série D. 

O melhor ataque da competição foi o do Sport, com 27 gols marcados, enquanto a melhor defesa foi a do Santa Cruz, com apenas sete gols sofridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário