A Justiça do Rio de Janeiro julgou improcedente uma ação do Flamengo contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o São Paulo, pedindo para ser reconhecido como campeão brasileiro de 1987, e não o Sport.
Sendo assim, o clube seria reconhecido dono legítimo da "Taça das Bolinhas", que seria entregue pela Caixa Econômica Federal ao primeiro pentacampeão brasileiro, ou ao primeiro tricampeão consecutivo, por isso o troféu foi entregue ao São Paulo, quando o time ganhou o terceiro campeonato brasileiro consecutivo, no ano de 2008.
Segundo o juiz Arthur Eduardo Magalhães Ferreira, da 1ª Vara Cível da Barra da Tijuca, a ação do Flamengo foi indeferida pelo fato de ação já ter sido julgada em instâncias superiores. O tema transitou em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF), em maio de 2024.
De acordo com o magistrado, o clube carioca agem com "abuso do direito", por "não se conformar com as decisões judiciais".
No dia 7 de fevereiro de 1988, o Sport venceu o Guarani por 1 x 0, com gol de Marco Antônio na Ilha do Retiro, se consagrando campeão brasileiro de 1987, uma das edições mais polêmicas do Campeonato Brasileiro.
A edição do Brasileirão de 1987 previa um cruzamento entre os finalistas dos Módulos Verde e Amarelo, por meio de um quadrangular final, para definir o campeão brasileiro.
Flamengo e Internacional foram os finalistas do módulo Amarelo, com o Flamengo campeão, porém, eles se recusaram a fazer o cruzamento contra Guarani e Sport, alegando que já teriam enfrentado os rivais mais fortes do país naquele ano.
No módulo amarelo, Sport e Guarani seguiram o regulamento, estabelecido pela CBF e se enfrentaram no quadrangular final, como os times do módulo amarelo decidiram não mais entrar em campo, os confrontos entre o Bugre e o Leão foram declarados como as finais do campeonato nacional, onde o Sport conquistou o campeonato.
O Sport disputou a Copa Libertadores de 1988, juntamente com o Guarani, campeão e vice brasileiros.
O título foi ratificado na Justiça em 1994, 2011 e 2017, sempre em provocações do Flamengo à Justiça, inclusive em 2011, a CBF declarou os dois times campeões, porém, posteriormente, a decisão caiu.

Nenhum comentário:
Postar um comentário