domingo, 25 de maio de 2025

Samir Xaud é eleito presidente da CBF

Samir conseguiu o apoio de 25 federações, o que inviabilizou
a formação de outra chapa (Rafael Ribeiro / CBF)

Aconteceu na manhã deste domingo (25) a eleição que conduziu Samir Xaud, de 41 anos, para o cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Natural de Roraima, estado sem grande expressividade no futebol nacional ou mesmo da sua região, Xaud recebeu 103 votos na eleição de chapa única, onde não havia por questão estatutária a condição de haver uma concorrência, uma vez que Samir Xaud angariou os apoios necessários inviabilizando a inscrição de outra chapa.

“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte”, disse Xaud, em seu primeiro discurso como mandatário.

Ele assumirá imediatamente o cargo até 2029 e já terá nesta segunda um ato público onde anunciará a chegada do técnico Carlo Ancelotti.

Entre as promessas de Samir Xaud, estão a criação de uma liga entre os clubes das séries A e B, para organização dos seus respectivos campeonatos, a criação de uma Série E e a redução dos campeonatos estaduais para 12 datas, no primeiro semestre.

Mesmo sendo representante da região Norte, ele ainda não se manifestou sobre o futuro de competições regionais que fomentam o futebol local, como a Copa Verde, que tem participação direta dos clubes nortistas e da Copa do Nordeste, maior torneio regional do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário