quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

CBF exclui vaga na 3ª fase da Copa do Brasil para o campeão da Copa do Nordeste

Vencedor da próxima edição da Copa do Nordeste terá de se contentar com o troféu de campeão (Thaís Magalhães / CBF)

Apesar de afirmar que pretende reformular a Copa do Nordeste, mas sem dizer como, a Confederação Brasileira de Futebol promoveu mais um retrocesso à principal competição regional de clubes do país para a sua próxima edição.

Desde o seu retorno ao calendário de competições, a Copa do Nordeste sempre teve avanços significativos, entre os anos de 2014 e 2016, por exemplo, o campeão teve direito a uma vaga na Copa Sul-americana, a partir daí, esta vaga foi substituída por uma vaga na 3ª fase da Copa do Brasil, o mesmo valia para o campeão da Copa Verde.

Mas em 2025, o título da Copa do Nordeste valerá o troféu de campeão, e "só".

A CBF excluiu o artigo 4º do Capítulo II do Regulamento Específico da Competição, que retira qualquer direito extra ao vencedor desta competição, e o mesmo valerá para a Copa Verde.

Anteriormente, a CBF já havia retirado as vagas dos campeonatos estaduais para poderem classificar clubes para a Copa do Nordeste de 2026, deixando nebuloso o futuro da competição, e agora, sem a vaga para a fase avançada da Copa do Brasil, ainda mais. 

Infelizmente, as cenas dos próximos capítulos não apontam para um final feliz, sobretudo para os clubes do Nordeste, e na Copa Verde, do Norte e Centro-oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário