| Imagem ilustrativa (Flickr) |
Uma pesquisa do Instituto Datafolha revelada nesta quinta (28), aponta que o Flamengo se mantém como a maior torcida do Brasil.
De acordo com os primeiros dados do levantamento, o atual campeão da Copa do Brasil é o detentor de 19% da preferência dos torcedores de futebol do país. O número representa uma queda em dois pontos quando comparado ao ano passado, quando o Flamengo atingiu 21%, maior índice da série histórica, iniciada em 1993.
A segunda maior torcida do Brasil segue sendo a do Corinthians, com 14% dos entrevistados, e também houve oscilação de 1 ponto para menos em comparação ao ano anterior.
Palmeiras (7%) e São Paulo (6%) vêm logo em seguida, no entanto, o time alviverde subiu um ponto, se isolando na terceira posição.
A sequência segue com Grêmio e Vasco, que pontuam 4%, logo após, empatados com 2% estão os finalistas da Copa Libertadores da América, Atlético-MG e Botafogo, o atual campeão do torneio continental, Fluminense e o Bahia.
O Vitória e a Seleção Brasileira aparecem com 1% cada. Dos entrevistados, 23% disseram não torcer para nenhum time brasileiro.
Outro detalhe curioso aparece na pesquisa por região, onde no Norte e Centro-oeste aparecem Remo, Paysandu e Goiás, e no Nordeste, o Sport, apesar destes times não terem pontuado em condições de aparecerem no ranking geral.
Especialistas apontam que fatores como a exposição dos clubes na mídia, principalmente em transmissões de TV aberta influencia diretamente na escolha dos times, além da preferência de familiares que buscam levar o gosto pelo seu time para as próximas gerações.
Uma preferência ainda não detectada especificamente foi principalmente a dos jovens por times do exterior, influenciados também pelas transmissões de partidas, além da facilidade de acesso a informações através da internet e experiências virtuais oferecidas por estes times.
A pesquisa ouviu 2.004 torcedores de 113 municípios, entre os dias 5 e 7 de novembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário