quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Flamengo e Corinthians seguem como times de maior torcida do Brasil, revela pesquisa Datafolha

Imagem ilustrativa (Flickr)

Uma pesquisa do Instituto Datafolha revelada nesta quinta (28), aponta que o Flamengo se mantém como a maior torcida do Brasil.

De acordo com os primeiros dados do levantamento, o atual campeão da Copa do Brasil é o detentor de 19% da preferência dos torcedores de futebol do país. O número representa uma queda em dois pontos quando comparado ao ano passado, quando o Flamengo atingiu 21%, maior índice da série histórica, iniciada em 1993.

A segunda maior torcida do Brasil segue sendo a do Corinthians, com 14% dos entrevistados, e também houve oscilação de 1 ponto para menos em comparação ao ano anterior. 

Palmeiras (7%) e São Paulo (6%) vêm logo em seguida, no entanto, o time alviverde subiu um ponto, se isolando na terceira posição.

A sequência segue com Grêmio e Vasco, que pontuam 4%, logo após, empatados com 2% estão os finalistas da Copa Libertadores da América, Atlético-MG e Botafogo, o atual campeão do torneio continental, Fluminense e o Bahia. 

O Vitória e a Seleção Brasileira aparecem com 1% cada. Dos entrevistados, 23% disseram não torcer para nenhum time brasileiro.

Outro detalhe curioso aparece na pesquisa por região, onde no Norte e Centro-oeste aparecem Remo, Paysandu e Goiás, e no Nordeste, o Sport, apesar destes times não terem pontuado em condições de aparecerem no ranking geral.

Especialistas apontam que fatores como a exposição dos clubes na mídia, principalmente em transmissões de TV aberta influencia diretamente na escolha dos times, além da preferência de familiares que buscam levar o gosto pelo seu time para as próximas gerações.

Uma preferência ainda não detectada especificamente foi principalmente a dos jovens por times do exterior, influenciados também pelas transmissões de partidas, além da facilidade de acesso a informações através da internet e experiências virtuais oferecidas por estes times.

A pesquisa ouviu 2.004 torcedores de 113 municípios, entre os dias 5 e 7 de novembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou menos.

Renato Gaúcho tenta intimidar jornalistas em entrevista coletiva, atitude é repudiada por associações de imprensa

Renato somou diversos episódios de indisposição
com profissionais de imprensa ao longo do ano
(Gilson Lobo / AGIF)

Técnico do Grêmio, que atualmente ocupa a 14ª do Campeonato Brasileiro da Série A, Renato Gaúcho, que ao longo do ano se indispôs com jornalistas algumas vezes, somou mais um episódio lamentável após o empate em 1 x 1 diante do Cruzeiro, nesta quarta (27).

Em meio à entrevista coletiva, ele ameaçou entregar os nomes de comunicadores, chamando-os de covardes e que estariam "se aproveitando da situação do Grêmio".

"Vocês também têm família, também têm filhos no colégio e também andam por aí. O torcedor conhece alguns de vocês. Querem que a gente passe por dificuldades? Alguns de vocês vão começar a passar também", seguiu, proferindo ameaças.

Renato fez uma última "ameaça" essa menos hostil, e haja vista o seu tom usado, os profissionais até prefeririam que ela se confirmasse, ele disse que provavelmente não irá mais conceder entrevistas coletivas.

Associações de cronistas esportivos de todo o Brasil, repudiaram as falas de Renato.

A ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil), conclamou autoridades no sentido de prevenir consequências graves após as declarações do técnico.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Clubes pernambucanos conhecem seus adversários na Copa São Paulo de Futebol Junior

O maior vencedor da competição é o
Corinthians, com 11 títulos
(Rebeca Reis / Agência Paulistão)

Foi realizado o sorteio que definiu os grupos da Copa São Paulo de Futebol Junior, a maior competição de categorias de base do Brasil.

O torneio que abre o calendário do futebol brasileiro e reúne times de todos os estados, acontece entre os dias 2 e 25 de janeiro, no estado de São Paulo.

Em 2025, quatro times pernambucanos irão disputar a "Copinha": Santa Cruz, Retrô, Sport e Náutico.

As chaves são dispostas em cidades paulistas, tendo sempre, pelo menos, um time do estado.

O Santa Cruz ficou no grupo 3, na cidade de Tanabi, tendo como adversários o time local, Tanabi-SP, Operário-PR e Força e Luz-RN.

O Retrô é o representante do estado no grupo 8, com sede em Cravinhos, tendo como adversários o Comercial-SP, Vitória-BA e São José-RS.

No grupo 20, em Embu das Artes, está o Sport, ao lado do Referência-SP, Boavista-RJ e Cascavel-PR.

Finalmente no grupo 30, em São Paulo, está o Náutico, junto ao Ibrachina-SP, Monte Roraima-RR e Araguacema-TO..

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

CBF determina que estaduais não darão vagas para o Nordestão 2026

Troféu da Copa do Nordeste têm nove aneis, 
simbolizando os nove estados da região
(Thaís Magalhães / CBF)

Após anunciar em seu calendário de competições uma Copa do Nordeste com uma data a menos e com a possibilidade de ir até setembro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) causou uma nova polêmica ao deixar dúvidas sobre os critérios de classificação para o torneio regional de 2026.

Em um documento enviado para os presidentes das federações no último final de semana, a CBF estabeleceu que os campeonatos estaduais de 2025 não poderão destinar vagas para a seletiva e nem para a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2026.

No formato atual, os campeões dos nove estados garantem vaga na fase de grupos, além de sete clubes das melhores federações com base no ranking da CBF. A seletiva reúne 16 clubes, também com base no ranking.

A CBF não deixa claro quais serão os critérios de classificação para o torneio regional, dando indícios de que uma significativa reformulação deve acontecer.

sábado, 23 de novembro de 2024

Santa Cruz e Retrô conhecem seus adversários na seletiva para a Copa do Nordeste


Santa Cruz e Retrô já sabem quais times irão enfrentar na seletiva para a Copa do Nordeste 2025. 

O Tricolor do Arruda irá encarar o Treze, de Campina Grande (PB), enquanto a Fênix terá pela frente o Moto Club-MA.

O ano das equipes já irá começar de maneira intensa, pois os jogos estão previstos para os dias 4 ou 5 de janeiro, em horário ainda não definido.

Quem vencer, fará mais um jogo antes de chegar à fase de grupos, no dia 8 de janeiro.

Os jogos devem acontecer no estado de Pernambuco. As equipes pernambucanas já classificadas para a fase de grupos são o Sport e o Náutico. 

As equipes pernambucanas que já levantaram o Nordestão foram o Sport (3 vezes) e o Santa Cruz (1 vez).