terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Rebaixamento no Brasileirão "classifica" cearenses para o Nordestão

Principais times do futebol cearense, Ceará e Fortaleza, que são tricampeões
da Copa do Nordeste, participarão do próximo campeonato, já que foram
rebaixados no Campeonato Brasileiro e não estarão em competições continentais
na próxima temporada (Divulgação / Copa do Nordeste)

Com o término do Campeonato Brasileiro e a definição dos rebaixados, foram definidos os 20 times que participarão da Copa do Nordeste 2026.

O estado do Ceará contará com três representantes, sendo Ceará (campeão cearense), Fortaleza (vice) e Maracanã, terceiro colocado no estadual.

O Ferroviário alega ser o dono da terceira vaga através do ranking nacional de clubes da Confederação Brasileira de Futebol, porém, o time foi o quarto colocado no campeonato estadual, deixando a definição para a entidade nacional.

No entanto, a garantia dos principais times da capital Alencarina no Nordestão, se deu devido ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série A, pois, de acordo com o novo calendário do Futebol Brasileiro, já vigente a partir de janeiro, os times que se classificassem para competições continentais, não poderiam participar dos torneios regionais (Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa Sul-Sudeste).

O Bahia, por exemplo, atual campeão da competição, não defenderá o título, pois o time terminou o Brasileirão em 7º, se classificando para a fase classificatória da Copa Libertadores da América.

O Ceará chegou a cogitar o pedido de mudança no regulamento, para poder disputar a Copa do Nordeste e a Copa Sul-americana, uma vez que o time chegou a estar boa parte do campeonato em uma posição que o garantiria no torneio continental, mas o time que passou 37 rodadas fora da zona de rebaixamento, acabou caindo.

Como tanto o Vozão como o Laion foram rebaixados e não participarão de competições continentais, os dois times poderão participar do maior campeonato regional do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário