Nesta terça (21), três times nordestinos e suas federações formalizaram junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o pedido para o reconhecimento do Torneio Norte-Nordeste como um campeonato brasileiro.
Este pedido atende ao pleito do Sport campeão de 1968, Ceará, em 1969, e Fortaleza, em 1970, o reconhecimento dos seus títulos, como nacionais.
Os clubes e as federações de Pernambuco e Ceará, que também reforçam o pedido, afirmam que estes títulos eram considerados na época como regionais, no entanto, integravam o projeto de nacionalização do futebol, promovido pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
O trio pede ainda o reconhecimento dos títulos, citando a unificação da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, promovida em 2010 pela CBF, que reconheceu títulos de times do sul e sudeste como nacionais e equivalentes ao Campeonato Brasileiro.
Caso seja homologado, este seria o primeiro título nacional do Ceará, o segundo do Fortaleza, que venceu a Série B em 2018 e o quarto do Sport, campeão brasileiro de 1987, da Série B em 1990 e da Copa do Brasil, em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário