terça-feira, 14 de outubro de 2025

Campeonato Pernambucano 2026 deve ser antecipado em quatro dias para evitar jogos no Carnaval

Troféu comemorativo de 110 anos do
Campeonato Pernambucano, vencido pelo
Sport contra o Retrô (Rafael Vieira / FPF)

O Campeonato Pernambucano de 2026 deve começar quatro dias antes do previsto pela CBF para o início dos estaduais do próximo ano. 

Enquanto a maioria dos estados que têm clubes nas séries A e B devem iniciar seus campeonatos estaduais no dia 11 de janeiro, em Pernambuco, a bola deve rolar no dia 7.

Esta antecipação, apesar de pequena, interfere diretamente na organização de jogos no período do Carnaval, que no próximo ano acontecerá nos dias 16 e 17 de fevereiro.

Neste ano, os jogos da segunda fase (Sport x Decisão; Náutico x Retrô) precisaram acontecer no período do feriado e em virtude do efetivo de segurança do Estado estar destinado para o trabalho nas cidades onde acontecem festejos, as partidas precisaram acontecer de portões fechados.

Em termos de preparação, apenas o Sport seria diretamente afetado com a antecipação, pois a Série A do Campeonato Brasileiro tem sua conclusão prevista no dia 7 de dezembro, exatamente um mês antes do início do estadual, e o clube precisa dar férias, além de desenvolver as negociações visando a próxima temporada, no entanto, se seguir a estratégia usada neste ano, onde inclusive o time conquistou seu mais recente tricampeonato, nas primeiras três rodadas do estadual, atletas do time sub-17 e sub-20 foram utilizados, para dar mais tempo de pré-temporada ao elenco principal.

Os demais clubes, inclusive o campeão da Série A2, ainda em curso e indefinido, terão mais tempo para a folga e preparação. 

O Santa Cruz, por exemplo, estima realizar 45 dias de pré-temporada. O Náutico e os demais times ainda não se manifestaram a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário