quinta-feira, 26 de junho de 2025

No radar de cinco clubes europeus, Zé Lucas pode deixar o Sport na próxima janela

Com apenas 17 anos, Zé Lucas é considerado um dos maiores talentos das
categorias de base do Sport nos últimos anos (Reprodução / Instagram)

Uma notícia vinda da Espanha pode injetar nos cofres do Sport a maior transação da história do clube, e o destino, seria um grande clube europeu. De acordo com o jornal Marca, o Barcelona estaria interessado na contratação do volante Zé Lucas, de 17 anos.

Segundo o jornal, o Leão e o clube espanhol estariam negociando há algumas semanas e as tratativas estariam bastante adiantadas para a concretização do negócio. A diretoria do Sport nega o avanço da eventual contratação, porém, confirma que nos últimos dias conversou com representantes do Barça e também de outro clube espanhol, o Real Bétis.

O valor da multa rescisória para a negociação gira em torno dos R$ 331 milhões (50 milhões de euros). 

Com apenas 17 anos, Zé Lucas estreou no profissional do Sport em janeiro deste ano, no Campeonato Pernambucano, e já soma 22 partidas, além de participações na Seleção Brasileira Sub-17, onde foi inclusive capitão do time no Sul-americano da categoria, quando levantou a taça de campeão este ano.

Além dos clubes espanhóis, outros três times da Europa estariam interessados na contratação de Zé Lucas: o Paris Saint-Germain e os ingleses Chelsea e Manchester City. Este último inclusive já monitora a carreira do jovem volante já tendo inclusive mandado representantes do Grupo City para Pernambuco para assistir jogos do Sport. 

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Briga de torcidas no Recife já têm 47 réus

No dia 1º de fevereiro deste ano, uma batalha entre membros de torcidas organizadas
ofuscou a realização do jogo Santa Cruz x Sport (Reprodução / Redes Sociais)

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) tornou 41 réus membros de torcidas organizadas que se enfrentaram no dia 1º de fevereiro, horas antes do jogo Santa Cruz x Sport, válido pelo Campeonato Pernambucano. 

Segundo decisão publicada na última sexta (6), 21 réus são integrantes da torcida Explosão Inferno Coral e responderão por homicídio tentado qualificado, associação criminosa e provocação de tumulto. Outros 20 acusados fazem parte da Torcida Jovem do Leão e devem responder pelos crimes de associação criminosa e provocação de tumulto.

A decisão acolhe nova denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), já oferecida em maio. Antes, a promotoria já havia denunciado seis pessoas, todos integrantes da Torcida Jovem do Leão. 

Os diversos vídeos e fotos registrados pela população e pelos próprios acusados, ajudaram a compor a peça.

Os confrontos deixaram cinco membros da Torcida Jovem do Leão espancados, sendo mais grave o caso de João Victor da Silva (28), presidente do grupo, que precisou ser internado no Hospital da Restauração, no Recife, onde passou por cirurgia e levou mais de 100 pontos na cabeça.

Em nota ao Diario de Pernambuco, o advogado Ivison Tavares, que representa sete acusados da Jovem, afirma que a prisão seria "totalmente desnecessária e excessiva", sugerindo que medidas cautelares diversas seriam "mais adequadas"

Os advogados de membros da Inferno, afirmam que estão colaborando com as investigações e se representam espontaneamente, sustentando ainda que a denúncia por tentativa de homicídio seria desporporcional, já que alguns réus não agrediram a vítima.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Troca de Leões: Daniel Paulista troca o Remo pelo Sport

Daniel Paulista chega para sua quarta passagem no comando técnico do Sport, ele já
livrou o clube do rebaixamento em duas oportunidades (Anderson Stevens / Sport)

No último sábado (7), o Sport anunciou a contratação do técnico Daniel Paulista, que assume o clube em sua quarta passagem, após a demissão do português António Oliveira.

Daniel, de 43 anos, estava no Clube do Remo, na Série B, e foi o próprio clube paraense quem anunciou através de uma nota oficial, que o Leão Pernambucano estaria disposto a depositar o valor da multa rescisória e liberou o profissional.

A missão do técnico será árdua, uma vez que o Sport está afundado na lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas três, dos 33 pontos disputados até agora.

O contrato de Daniel Paulista será até o final do ano e ele deve iniciar os trabalhos na próxima sexta (14), quando acaba o recesso optado pela diretoria leonina, devido a parada do Campeonato Brasileiro, em virtude da disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

O Sport deve negociar a saída de até seis atletas, buscando novos reforços para a sequência da temporada onde o clube ainda disputa, além do Campeonato Brasileiro, a Copa do Nordeste.

Ano passado, antes da chegada de Pepa, o Sport chegou a cogitar a contratação de Daniel Paulista, que à época estava no CRB, porém, o clube alagoano não liberou a negociação, diferente do que fez este ano o Remo. 

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Após atentado de torcida organizada, jogo entre Ferroviário e Santa Cruz terá torcida única

Torcedores organizados atacaram o ônibus onde estava a delegação
do Ferroviário, porém, diferente do jogo do ano passado entre Sport e
Fortaleza não houve feridos graves (Reprodução / Instagram)  

O jogo Ferroviário-CE x Santa Cruz, no próximo domingo (8), que acontecerá na capital cearense, válida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D terá torcida única, e o motivo, infelizmente, é uma questão recorrente, a violência de torcidas organizadas.

No último domingo (1º), os dois times se enfrentaram no estádio do Arruda, em Recife, e torcedores organizados atacaram o ônibus da delegação da equipe cearense após o jogo, no translado do estádio para o hotel onde eles estavam hospedados.

"A medida, de caráter preventivo, visa exclusivamente ao jogo deste domingo, com o objetivo de resguardar a integridade física dos torcedores e garantir a segurança do evento", explica a Federação Cearense de Futebol.

O Santa Cruz lidera o grupo A3, com 19 pontos, enquanto o Ferroviário tem nove pontos, ocupando a quarta posição.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Sport vai ao mercado em busca de novo técnico

O Sport precisa urgentemente anunciar o novo comandante para a continuidade
da temporada e os nomes de Daniel Paulista, Jair Ventura surgem entre os possíveis
candidatos à vaga, dos quais, dois já comandaram o Leão (Reprodução / Facebook,
Twitter / Sport e Athletico-PR / Assessoria)

Após a demissão de António Oliveira do comando técnico do Sport, o Leão precisou retornar com urgência o mercado para contratar o seu novo comandante, menos de um mês após a investida para trazer o português que substituiu o compatriota Pepa.

O antecessor de Oliveira, que chegou no ano passado em um cenário parecido no ano passado, foi demitido após um início desastroso no Campeonato Brasileiro e decisões equivocadas com relação ao rodízio do elenco no Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, nesta última competição citada, inclusive, o time foi eliminado na primeira fase, diante do Operário de Várzea Grande-MT.

Agora, o Sport começa a buscar novos nomes, e apesar de não haver nada oficial, já começam surgir possibilidades para assumir o clube, aproveitando o período de intertemporada aberto com a realização do Mundial de Clubes da FIFA.

Daniel Paulista, que inclusive chegou a ser sondado no ano passado em duas oportunidades, volta a aparecer como um possível novo nome para assumir o Sport, atualmente ele está no Remo, na Série B do Brasileirão, no clube azulino, ele foi campeão estadual. 

Daniel é ídolo de grande parte da torcida rubro-negra, tendo atuado em quatro temporadas pelo Sport, onde foi campeão da Copa do Brasil em 2008, e como técnico, passou pelo clube em várias passagens, sendo a última em 2020.

Outro nome especulado na Ilha do Retiro é o de Jair Ventura, atualmente no Avaí, e que já comandou o Sport no ano de 2020, quando inclusive salvou o time do rebaixamento na

Série A. Ventura foi demitido no ano seguinte, após eliminação na Copa do Nordeste.

Além de Jair Ventura e Daniel Paulista, informações de influenciadores digitais que acompanham o noticiário do Sport, dão conta  de que o técnico Paulo Turra teria sido oferecido ao clube pernambucano. 

No começo desta semana, em entrevista, ele teria afirmado que recebeu sondagens de clubes de fora do Brasil.

Após quatro jogos e nenhuma vitória, António Oliveira é demitido do Sport

Anunciado em 9 de maio, António Oliveira deixa o Sport em menos de um
mês no comando do clube, sem nenhuma vitória (Paulo Paiva / Sport) 

Em um ano com equívocos evidentes e iminentes, até mesmo quando tenta corrigir a rota, o Sport acaba sendo controverso.

Na última posição do Campeonato Brasileiro, sem nenhuma vitória até aqui, o comandante das últimas quatro partidas, António Oliveira (apesar de considerar que só teria tido três jogos, de fato), acabou sendo demitido nesta terça (4). 

A demissão pegou a torcida leonina de surpresa, uma vez que no dia anterior, o executivo de futebol, Thiago Gasparino, concedeu uma entrevista coletiva onde cravou a permanência de Oliveira e sua comissão técnica, que acabou também sendo demitida.

No último domingo (1º), logo depois do jogo contra o Mirassol, onde o Sport perdeu por 1 x 0, o agora ex-técnico respondeu em entrevista que usaria a pausa para o Mundial de Clubes da FIFA como uma intertemporada importante, onde inclusive só permaneceria no Leão, aqueles que estivessem "comprometidos com a causa".

Anunciado em 9 de maio, para substituir o também português Pepa, António Oliveira deixa o Sport com um aproveitamento de pífios 8,3%, sendo três derrotas (Cruzeiro, Ceará e Mirassol) e um empate (Internacional).

Conforme apuração do Globo Esporte, entre os motivos que acabaram culminando na queda de António Oliveira, estariam o modelo de intertemporada a ser montado por ele para os próximos 30 dias, o estilo de jogo a ser posto em prática, além da necessidade de contratação de novos jogadores.

terça-feira, 3 de junho de 2025

Retrô encara o Bahia nas oitavas da Copa do Brasil

Duelo decisivo entre Fênix de Camaragibe e Tricolor de Aço acontecerá na
Arena de Pernambuco (Arte do Blog) 

Único remanescente pernambucano na Copa do Brasil, o Retrô conheceu seu adversário para as oitavas de final da competição nacional.

Em sorteio realizado nesta segunda (02), foram definidos os confrontos da competição, e determinado que o Retrô terá pela frente o Bahia. Na fase anterior, a Fênix de Camaragibe superou o Fortaleza, enquanto o Tricolor de Aço bateu o Paysandu.

Pela definição do sorteio, o primeiro jogo será na Arena Fonte Nova, em Salvador, enquanto o duelo da volta acontecerá na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Os outros nordestinos remanescentes na competição, CRB e CSA, enfrentarão respectivamente Cruzeiro e Vasco.

Os jogos devem acontecer nas semanas de 30 de julho e 6 de agosto.

Com uma campanha histórica, o Retrô já acumulou mais de sete milhões de reais em premiação. Foram 830 mil pela primeira fase, 1 milhão por avançar à 2ª fase, R$ 2.315.250,00 por avançar à 3ª fase; e R$ 3.638.250,00 por chegar às oitavas de final.

Quem avançar às quartas de final desta edição, vai arrecadar mais uma cifra milionária, no valor de R$ 4.740.750,00.