Você já ouviu, ou leu a expressão: "Nunca será só futebol"? Seu objetivo é ressaltar a importância deste esporte, no entanto, enquanto jornalista, entendo que seu significado é maior.
O Esporte não se resume a treinos e práticas, enquanto alguém que narra a atividade esportiva, é necessário entender que apesar dessa editoria ser uma "porta de entrada" no jornalismo, tida como para iniciantes, seu fazer é minucioso, a busca pelo conhecimento precisa ser constante.
Decidi dividir quinzenalmente este conhecimento, por entender a necessidade de partilhar ele com as pessoas que entendem a importância do Esporte, e as que precisam entender que ele é muito mais do que atividades recreativas.
Confira algumas indicações:
O próximo grande craque e a CBF em baixa
PLACAR é a grande revista de Jornalismo Esportivo do Brasil, uma leitura obrigatória mensal. A edição de fevereiro traz uma reportagem especial e entrevista com o atacante Endrick, do Palmeiras, já negociado com o Real Madrid.
Mas apesar da "Amarelinha" em destaque na foto de capa, atentem principalmente para a reportagem de Leandro Quesada e Luiz Felipe Castro sobre a crise na Confederação Brasileira de Futebol.
PLACAR está disponível nas bancas de revistas e com seu material também em versão digital.
Futebol e (muita) Política na África
Futebol e Política estão mais ligados do que se possa imaginar, e se há um podcast que explora este tema, é COPA ALÉM DA COPA, de Carlos Massari e Aurélio Araújo.
O episódio 69, que conta com participação de Marcus Carvalho, conta a história do Futebol na África, a origem da Confederação Africana de Futebol e da Copa Africana de Nações.
A edição 2024 teve como campeão a Costa do Marfim, mas você sabia que em 2000, os jogadores marfinenses foram presos após serem eliminados da competição de maneira precoce?
COPA ALÉM DA COPA está disponível no Spotify e em outras redes, sempre com ótimo conteúdo, que vale a pena conferir. Ouça o episódio clicando aqui
Futebol de Base: Sonhos e Decepções
CAFÉ DA MANHÃ é um dos principais podcasts do Brasil, e o episódio do dia 26 de janeiro, um dia após o título do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores, discute os desafios de quem quer se tornar um jogador de futebol.
Os repórteres Daniel Mariani e Luciano Trindade, da Folha, tratam do tema após uma reportagem que revela números sobre os destinos de 1.925 participantes da "Copinha" de 2014.
CAFÉ DA MANHÃ é um original da Folha de São Paulo, em parceria com o Spotify. Ouça o episódio clicando aqui.



Nenhum comentário:
Postar um comentário